Pular para o conteúdo principal

LAVRAS: NÚMERO DE ROUBOS VOLTA A SUBIR EM ABRIL

Em crescimento contínuo nos últimos três anos completos, a criminalidade violenta em Minas Gerais segue em disparada em 2014. A despeito da gravidade da situação, o governo do Estado encontrou uma forma de minimizá-la, destacando como 'avanço' na segurança pública nos primeiros três meses do ano a queda de 23,6% dos casos de extorsão mediante sequestro e de 12,6% no número de estupros.

Lavras, cidade com pouco mais de 98 mil habitantes localizada no Sul do Estado e sede da Sexta Região Integrada de Segurança Pública (6ª Risp), apresentava uma queda no número de roubos consumados nos três primeiros meses do ano. Em janeiro de 2014, a cidade registrou 12 roubos consumados, contra 10 no mês de fevereiro e 9 em março. Mas no mês de abril houve um acréscimo no número de roubos. Foram registrados 11 roubos consumados na cidade. 

O número de roubos, que cresceu 32% no primeiro trimestre de 2014, se comparado com o mesmo período do ano passado, está “puxando” o aumento das estatísticas em o todo o Estado de Minas Gerais.

A cidade registrou um acréscimo no número de homicídio tentado no primeiro trimestre. Em janeiro deste ano, foi registrado apenas 1 caso, contra 2 em fevereiro e 5 em março. Além disso, foi registrado 1 homicídio consumado no mês de fevereiro na cidade. Já no mês de abril de 2014 houve apenas 1 caso. Enquanto em janeiro não houve caso de estupro tentado, fevereiro e março registraram 1 caso cada. Abril fechou com 1 caso de estrupo consumado em Lavras.

Os dados incluem os registros feitos pela Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Corpo de Bombeiros Militar e estão na base todos os Registros de Eventos de Defesa Social (REDS) registrados até o dia 30/04/2014. Em abril, Lavras não registrou nenhum caso de homicídio consumado, extorsão mediante sequestro, sequestro e cárcere privado e também nenhum caso de estupro tentado.

Em entrevista recente ao jornal O Tempo, o pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Frederico Marinho disse que o avanço da criminalidade no Estado desde 2010 tem relação direta com a falta de investimentos e de políticas públicas na segurança. "Pior que o aumento sistemático da criminalidade é a falta de resposta do Estado em curto prazo", criticou.

Já o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, atribuiu o recrudescimento dos indicadores de criminalidade, em especial dos crimes contra o patrimônio, a "uma tendência em todo o país". Ferraz garantiu ao jornal que neste ano haverá reforço no efetivo das polícias Civil e Militar tanto no setor administrativo das corporações como nas ruas, "para que haja aumento da sensação subjetiva de segurança na população".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...