Pular para o conteúdo principal

LAVRAS RECEBE O MAIOR SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO DE MINAS GERAIS

Joel Sugano media debate com  Evaldo Vilela, Marcelo Mello e Fernando Barros
“O importante é ser ousado”. Esta frase marcou a primeira palestra do V Seminário de Empreendedorismo e Inovação (Siminove), realizado ontem, quarta-feira, 14, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Com esta expressão o professor Sérgio Perussi, assessor Educacional da Agência USP de Inovação, destacou como deve ser o perfil de um empreendedor.

O mediador do evento, professor Joel Yutaka Sugano, do Departamento de Administração e Economia (DAE) da UFLA, também ressaltou a importância do papel das instituições de ensino superior na motivação e auxílio aos futuros empreendedores. “A universidade precisa estar mergulhada em um ambinete que propicia a inovação”, enfatizou.

O Siminove promove a cultura do empreendedorismo acadêmico e a inovação tecnológica nas universidades de Minas Gerais. Marcelo Mello, fundador e CEO da STA e um dos palestrantes do evento conhece bem o desafio de empreender. A empresa dele desenvolve tecnologias e soluções para o processo de carbonização, que vão desde consultorias e softwares, além de produtos mecânicos e eletrônicos. Com resultados expressivos, a STA já trabalhou com grandes empresas como, por exemplo, Aperam, Gerdau, ArcelorMittal, Rima, entre outras. A empresa foi escolhida como a melhor startup do estado de Minas Gerais durante a E-Week, no ano passado e reside no Parque Tecnólogio de Belo Horizonte, o BHTec.

Outra presença de destaque no seminário realizado na Ufla, é a do professor Henrique Lemes, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), que falou sobre o tema Interação ICT-Empresa. Lemes foi palestrante da Campus Party Brasil 2014, considerado o maior evento de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo.

Sucesso
Com o Salão de Convenções lotadao, o V Seminário de Empreendedorismo e Inovação foi sucesso. Todos os palestrantes ficaram surpresos e contentes com os mais de 400 inscritos no evento, contando com a presença de universitários de outros municípios, como São João Del Rei. O professor Sérgio Perussi, da USP, ficou encantado em ver o auditório lotado em plena quatro horas da tarde de um dia letivo. Outros fatores que marcaram o evento, foi a sintonia, até informal, entre palestrantes e plateia. O professor Joel Sugano, da Ufla, surpreendeu como mediador dos debates, utilizando de recursos digitais, por meio do qual pessoas via Twitter e Facebook enviavam perguntas. 

A interativa foi uma das marcas do Siminove. A equipe do Sistema Mineiro de Inovação, jornalistas, organizadores, derão um show, com o evento sendo transmitido em tempo real via Youtube e atualizações minuto a minuto via Twitter e Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...