Pular para o conteúdo principal

MAIS DE 1,5 MIL MULHERES PROCURARAM ATENDIMENTO CONTRA VIOLAÇÃO DE DIREITOS

Onde, quando e como ocorrem as práticas de violência contra as mulheres? Por que ocorrem? Com que frequência? Atrás de todas essas respostas, a Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres e Promoção dos Direitos Humanos de Pouso Alegre, no Sul de Minas, começa a desenvolver uma base de dados que vai permitir ao órgão formatar programas públicos cada vez mais eficientes para enfrentar o problema. 

Esta semana, a secretaria divulgou a primeira série histórica do levantamento. De janeiro a abril, mais 1,5 mil mulheres pouso-alegrenses precisaram recorrer ao poder público para buscar assistência ou se defender das violências sofridas no lar. Os dados refletem a soma dos atendimentos feitos no Centro Integrado da Mulher (CIM), onde funciona também o Núcleo de Atendimento às Famílias dos Presos (NAF), e pela Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) da Polícia Militar.

Em média, todos os meses, 380 mulheres recorrem a um desses órgãos. Os três tipos de violência mais registrados são a psicológica, a moral e a verbal. Juntas, elas correspondem por 74,6% das ações praticadas contra as mulheres. As violências ainda podem ser tipificadas como física (14%) e sexual (6,4%). 

O levantamento dos primeiros quatro meses do ano permitiu, por exemplo, a descoberta dos bairros onde a violência doméstica ocorre com maior frequência. De acordo com a base de dados da Secretaria, o Cidade Jardim lidera o ranking, com o maior número de mulheres atendidas. Em seguida, vem os bairros dos Afonsos e São Geraldo. 

Se as estatísticas de violação do direito da mulher é preocupante, Pouso Alegre já possui uma estrutura poderosa para enfrentar o problema. As mulheres que chegam ao Centro Integrado da Mulher são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar. O local conta com psicóloga, assistente social e um advogado. 

A Patrulha de prevenção atua de segunda a sexta com apoio do CIM. Auxiliada por dois policiais militares, ela pode intervir em casos de violência e registrar o Boletim de Ocorrência. Mas o trabalho não para por aí. A mulher vítima de violência recebe orientação jurídica e a família passa a ser acompanhada pela equipe do CIM. 

O atendimento é feito o dia todo, das 8h às 17h. Das 12 às 20h, os agentes da patrulha fazem visitas às residências das vítimas. Qualquer pessoa que se encontre em alguma dessas situações pode entrar em contato com a Secretaria de Direitos Humanos pelo telefone 3421-7085. O Centro Integrado da Mulher fica na Av. Tuany Toledo, 390, no bairro Fátima I.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...