Pular para o conteúdo principal

300 ANOS DA COMARCA DE SÃO JOÃO DEL REI

A atual comarca incorporou a de Rio das Mortes criada em 1714
A criação das primeiras comarcas, entre elas a de Rio das Mortes, em 1714, atual São João del-Rei, nas Vertentes, foi a expressão da estrutura judiciária em Minas, que até então contava apenas com um ouvidor-geral, que exercia algumas funções jurídicas. Para celebrar esse marco, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais comemorou hoje, 4 de junho, os 300 anos da criação da primeira divisão jurídica do Estado. A solenidade foi realizada no fórum de São João del-Rei.

O presidente do TJMG, desembargador Herculano Rodrigues, falou da importância político-administrativa e judiciária do surgimento das primeiras comarcas, mas lembrou que a evolução até os dias atuais traz uma realidade que requer ainda mais transformações. "Passados 300 anos da instalação das primeiras comarcas, podemos celebrar a Justiça que temos, com seus sinais de progresso, mas, sobretudo, vislumbrar, com esperança, a Justiça que queremos ter, nos embriões de várias iniciativas promissoras."

Placa e selo
Por ocasião da comemoração, foi descerrada placa alusiva à data festiva e criado um selo postal que faz referência ao tricentenário de São João del-Rei.

Comarca de São João del-Rei completou 300 anos, solenidade aconteceu no novo Fórum
Municípios que compõem a comarca
Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Lagoa Dourada, São Tiago, Ritápolis, Nazareno e Conceição da Barra de Minas.

Outras comemorações
O juiz diretor do Foro citou atividades que vêm sendo realizadas desde o início do ano, relacionadas à comemoração do tricentenário da comarca. E agradeceu a todos os que contribuíram para a realização do evento.

Presença
Estiveram presentes, entre outras autoridades e servidores, os desembargadores Afrânio Vilela e Paulo de Carvalho Balbino; Euclides Garcia Lima, representando o desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima; os juízes da comarca Armando Barreto Marra, Pedro Parcekian, Maria Augusta Balbinot, João Batista Lopes; o juiz da Vara de Família e Sucessões, Hélio Martins Costa, representando o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Herbert José Almeida Carneiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...