Pular para o conteúdo principal

PORTARIA REGULAMENTA ATUAÇÃO DOS PROMOTORES ELEITORAIS NAS ELEIÇÕES 2014

O procurador regional eleitoral de Minas Gerais (PRE), Patrick Salgado Martins, expediu portaria regulamentando a atuação dos promotores eleitorais nas eleições de 2014. O objetivo é garantir uma atuação firme e ininterrupta durante todo o processo eleitoral, que começa em 5 de julho e vai até o dia 20 de dezembro de 2014.

Pela portaria, os 351 promotores de justiça investidos da função eleitoral no estado deverão fiscalizar não só a propaganda irregular, como também as demais infrações eleitorais, entre elas, abuso de poder econômico ou político, compra de votos e condutas vedadas aos agentes públicos, por exemplo, uso da prefeitura, de servidores públicos municipais ou de outros bens públicos em favor de determinado candidato.

Embora não tenham atribuição para propor representações ou ajuizar ações, já que nas eleições gerais a competência originária é dos tribunais eleitorais, os promotores devem encaminhar imediatamente ao procurador Regional Eleitoral, que é quem atua perante o Tribunal Regional Eleitoral, as notícias de ilicitudes verificadas em sua área de atuação.

De todo modo, também é dos promotores a responsabilidade pela colheita das provas, caso as representações não venham devidamente instruídas.

“Como os promotores eleitorais estão lotados nas zonas eleitorais, portanto, mais próximos da população, eles conhecem melhor os acontecimentos locais e podem conduzir as investigações de forma mais rápida, até porque os prazos eleitorais são extremamente exíguos”, explica Patrick Salgado.

Por sinal, nos casos de propaganda eleitoral irregular, os promotores podem, desde já, atuar de forma efetiva, notificando os candidatos beneficiados para que retirem a propaganda ou providenciem sua regularização, e remetendo-se posteriormente à Procuradoria Eleitoral informações com a comprovação da irregularidade, bem como o resultado da intimação.

Prazos - Para não haver interrupção na atuação do Ministério Público Eleitoral, a portaria também determinou que os promotores não tirem férias ou licenças voluntárias a partir de 5 de julho até 15 dias após a diplomação dos eleitos, que ocorre em dezembro.

Segundo o procurador regional eleitoral, “essa medida, prevista na Resolução nº 30/2008 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), deve-se ao fato de que os prazos eleitorais são contínuos e não se suspendem nem aos sábados, domingos ou feriados. Portanto, é imprescindível que, durante o processo eleitoral, exista sempre um membro do Ministério Público em exercício em cada zona eleitoral do estado”.

Por sinal, tanto o Código Eleitoral quanto a Lei 9.504/97 dispõem que o exercício da função eleitoral, especialmente em ano de eleições, tem precedência sobre as demais atribuições do Ministério Público.

Os promotores eleitorais são promotores de Justiça designados para o exercício das funções eleitorais, com atribuições originárias nos pleitos em que estão em disputa cargos municipais, como os de prefeito e vereador. Nas eleições deste ano, como a competência originária é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a atribuição para, entre outras, formular representações e propor ações é, respectivamente, do procurador regional eleitoral e do procurador geral eleitoral, que integram os quadros do Ministério Público Federal.

Clique aqui para ter acesso ao inteiro teor da portaria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...