Pular para o conteúdo principal

PROGRAME-SE

Já estão definidas datas, horários e locais dos grandes shows do 27º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Destaque para Gilberto Gil, que canta em Sete Lagoas no dia 23 de julho, Divinópolis no dia seguinte, São João del-Rei no dia 26 e Ouro Branco, 27. 

O cantor também ministra a palestra "Variedades dos aspectos políticos e culturais da vida do país" em São João del-Rei no dia 25. Além de Gil, outros grandes nomes da música brasileira se apresentam em pelo menos um dos dez municípios mineiros que recebem o Inverno Cultural entre os dias 19 de julho e 2 de agosto: João Bosco, 14 Bis, Arnaldo Antunes, Otto, Raimundos, José Miguel Wisnik, Tiê e Vander Lee.

Tem, ainda, a Packer Cia. de Dança e o Teatro dos Corsários Inversos. Tem palestras, oficinas, exposições, mostra de vídeo, intervenções, contação de histórias. São mais de 120 oficinas; 70 atividades musicais, entre concertos, recitais e pocket shows; performances poéticas, lançamento de livros, premiação do Concurso de Poesia; palestras e debates teóricos nas sete áreas do festival (Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Artes Visuais, Especiais, Literatura e Música); mostra de áudio e vídeo; exposições artes plásticas; espetáculos de dança, teatro e circo; Festival de Pop & Rock.

Além das cidades onde a UFSJ tem campi, também fazem parte da festa Barroso, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São Tiago, Conselheiro Lafaiete e Caetanópolis. Em clima de arte, cultura e futebol, dos pés à cabeça.

Futebol, dos pés à cabeça
O 27º Inverno Cultural da UFSJ, em clima de Copa do Mundo, traz como tema “futebol, dos pés à cabeça”. O coordenador do Inverno Cultural, Paulo Henrique Caetano, explica que é papel da Universidade trazer à tona a discussão do futebol enquanto cultura do país. É o futebol enquanto movimento corporal, mas também enquanto elemento para crítica, reflexão.

Não à toa, o futebol está presente em diversos espetáculos do Inverno Cultural. É “Veneno remédio, futebol e canção”, show do José Miguel Wisnik especial para o evento, abrindo espaço para conversas e reflexão sobre o tema. É "Futebol Musical Brasileiro Social Club", show de Pedro Lima, remetendo ao álbum de mesmo nome que teve participação de nomes como Zezé Motta, Neguinho da Beija Flor, Rildo Hora, Roberto Menescal e Nilze Carvalho.

A bola vai rolar nas telas, com Mostra de Vídeo tratando de “Futebol e política”. É oficina que integra futebol, escrita e modernismo. É contação de história, performance poética. É exposição, aliás, exposições, no plural, que falam do esporte bretão.

Multicampi
O Inverno Cultural chega à sua vigésima sétima edição consolidando o caráter multicampi da Universidade Federal de São João del-Rei, explica a reitora Valéria Kemp, que destaca a apresentação de Gilberto Gil nas quatro cidades onde a Federal tem campi e ainda a palestra que fará em São João. Uma vez que a instituição se torna multicampi, explica o vice-reitor Sérgio Cerqueira, é natural expandir não só ensino, mas também pesquisa e extensão.

Confira, abaixo, datas, horários e locais dos grandes shows, e acompanhe as novidades no sitewww.invernocultural.ufsj.edu.br.
19/07, 21h - Palco Inverno Cultural, Feirinha, Sete Lagoas
14 Bis
20/07, 20h, Praça de Eventos, palco principal, Ouro Branco
José Miguel Wisnik Trio, show “Veneno remédio, futebol e canção”
20/07, 21h - Palco Inverno Cultural, Espaço Vianini, São João del-Rei
14 Bis
21/07, 14h - Auditório do Campus Santo Antônio, São João del-Rei
Palestra "Voos na história da música do 14 Bis", com os músicos do 14 Bis
21/07, 20h - Teatro Municipal, São João del-Rei
José Miguel Wisnik
22/07, 21h - Palco Inverno Cultural, Feirinha, Sete Lagoas
José Miguel Wisnik
23/07, 20h, Teatro Municipal, São João del-Rei
Pedro Lima, "Futebol Musical Brasileiro Social Club"
23/07, 21h - Palco Inverno Cultural, Feirinha, Sete Lagoas
Gilberto Gil, show “Giramundo”
24/07, 21h - Palco Inverno Cultural - Rua Pitangui, Divinópolis
Gilberto Gil, show “Giramundo”
24/07, 22h - Palco Inverno Cultural, Espaço Vianini, São João del-Rei
Otto, show “The Moon 111”
25/07, 18h30, Teatro Municipal, São João del-Rei
Palestra Gilberto Gil, "Variedades dos aspectos políticos e culturais da vida do país"
25/07, 19h - Complexo Usina Gravatá, Divinópolis
Teatro Corsários Inversos - Uma incrível aventura pirata
26/07, 19h, Praça de Eventos, palco principal, Ouro Branco
Packer Cia. de Dança, “Dança: De ti me despeço...”
26/07, 21h, Palco Inverno Cultural, Espaço Vianini, São João del-Rei
Gilberto Gil, show “Giramundo”
27/07, 21h, Praça de Eventos - palco principal, Ouro Branco
Gilberto Gil, show "Giramundo"
27/07, 21h30, Palco Tamandaré, Largo do Tamandaré, São João del-Rei
João Bosco
31/07, 20h, Teatro do Campus Santo Antônio, São João del-Rei
Tiê
01/08, 20h30 – Palco Inverno Cultural, Parque de Exposições, Barroso
Arnaldo Antunes e Vander Lee
02/8, 16h, Auditório do Campus Santo Antônio, São João del-Rei
Palestra "Financiamento coletivo de projetos culturais", Raimundos
02/08, 21h, Palco Inverno Cultural, Espaço Vianini, São João del-Rei
Raimundos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...