Pular para o conteúdo principal

ANDRADAS PODE IMPLEMENTAR SISTEMA DE ENCAPSULAMENTO DE LIXO


Andradas pode ser a segunda cidade de Minas a implementar o sistema encapsulamento de lixo
A legislação ambiental tem sido categórica ao cobrar das administrações públicas soluções sobre a destinação final do lixo doméstico. Os antigos lixões foram proibidos e a insistência neste tipo de metodologia pode gerar multa e comprometer o recebimento de verbas. Hoje, a principal alternativa tomada pelos gestores públicos é a construção de aterros sanitários. 

No entanto, este modelo é finito, ou seja, existe uma capacidade máxima de lotação e a sua manutenção é cara. Para reduzir este custo, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (SEDRU) tem incentivado os municípios vizinhos a criarem consórcios, da mesma forma que tem sido feito entre Andradas, Ibitiura de Minas, Caldas, Santa Rita de Caldas e Ipuiuna desde 2013. 

Devido ao avanço que este mecanismo tem sido conduzido entre estas cidades, a SEDRU indicou Andradas, no Sul de Minas, à empresa Feríoli Eco como local de implantação do sistema de embolsamento de lixo. 

Como funciona o embolsamento de resíduo
O embolsamento de resíduos acontece após processo de seleção e aproveitamento dos materiais recicláveis. O material orgânico, juntamente com o descarte da coleta seletiva, ou seja, lixo molhado, é inserido em uma máquina, e esta, por sua vez, comprime todo o material até que retire completamente a umidade. 

Posteriormente, o produto dessa compressão é expelido em uma bolsa especial capaz de suportar pressão, calor e outros fatores fiscos, químicos e climáticos. Cada compartimento é capaz de embalar 5 toneladas de resíduo comprimido. Depois de ser preenchida é depositada em valas e empilhada a altura de três bolsas. Cumprindo este procedimento, o material é enterrado por 2 anos. Após este o período de compostagem o resíduo é naturalmente transformado em humos e pode ser usado como adubo.

Em Minas Gerais, São Lourenço foi a primeira cidade a inserir este tipo de tecnologia e está em processo de implantação. Devido a sua localidade, próxima a divisa de Estado, Andradas pode ser a próxima cidade a aderir a tecnologia de compactação e encapsulamento de resíduos sólidos. 

Entre junho e agosto, diretores da empresa Ferioli Eco, seguido de seus engenheiros, devem visitar Andradas para dar continuidade no processo de implantação e negociação do projeto. Desta forma, o município, além de dar destinação correta aos resíduos, conforme determina a Lei, tem a possibilidade de dar um importante passo no que diz respeito a ação de sustentabilidade.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...