Pular para o conteúdo principal

CÂMPUS AVANÇADOS

Desde o dia 11 de junho, com a publicação de portaria no Diário Oficial da União, passaram a fazer parte oficialmente da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica duas novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS): os câmpus avançados localizados nas cidades de Carmo de Minas e Três Corações. 

Com cursos já em funcionamento e alunos matriculados, os dois câmpus começaram a ser estruturados para alcançar autonomia e serem unidades gestoras, assim como já são a Reitoria e os outros seus câmpus do Instituto Federal.

Com o objetivo de dar apoio a essas novas unidades e buscar parcerias para acelerar a implantação delas, o reitor eleito do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, esteve nos dois municípios. Acompanhado dos pró-reitores José Luiz de Andrade Pereira (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação) e José Mauro Monteiro (Administração); do chefe de Gabinete, Joarle Magalhães Soares; e da equipe de gestão que atua nos dois câmpus, Francisco Vítor de Paula (diretor-geral pro tempore), Wanderley Fajardo Pereira (diretor de Administração e Planejamento) e o professor Carlos José dos Santos; o reitor se reuniu com os prefeitos de Carmo de Minas, Guy Junqueira Vilela, e de Três Corações, Cláudio Pereira.

Em Carmo de Minas
Em Carmo de Minas, após a reunião na Prefeitura, que ocorreu no início da tarde, a equipe se dirigiu para a propriedade onde o câmpus irá funcionar. O local passa por reformas e os pavilhões estão sendo adaptados para abrigar salas de aulas e laboratórios. A sede de uma antiga fazenda do século XIX também será reformada e deverá abrigar o setor administrativo do câmpus. Atualmente, já estão sendo ofertados os cursos técnicos de Informática e Administração na cidade.

Em Três Corações
No final da tarde, a comitiva já estava em Três Corações para uma conversa com o prefeito da cidade, Cláudio Pereira. Na reunião, foi reafirmada a parceria do IFSULDEMINAS com o poder público municipal. Em seguida, os gestores se dirigiram ao câmpus, no bairro Chácara das Rosas, onde o diretor Francisco de Paula apresentou o plano de reforma da unidade, que já se encontra em processo licitatório.

Na unidade, já são oferecidos, na modalidade subsequente, os cursos técnicos em Enfermagem, Logística, Mecânica, Segurança do Trabalho e Informática. Apesar de terem sido reconhecidos oficialmente como parte integrande da Rede Federal em 11 de junho, a criação dos dois câmpus ocorreu em dezembro de 2013.
com Joarle Magalhães - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...