Pular para o conteúdo principal

CASTRADOS E MEDICADOS

Lavras, no Sul de Minas, possui uma população de cães abandonados pelas ruas da cidade estimada atualmente em aproximadamente 3 mil animais. O prefeito Marcos Cherem (PSD) e a Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais (SLPA) firmaram uma parceria inédita no interior de Minas Gerais, em novembro de 2013, instituindo um programa permanente de castração dos cães de rua.

Até o momento já foram castrados cerca de 500 cães em 14 mutirões quinzenais. Os animais são capturados por uma equipe especial da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Lavras. Eles são examinados pelos veterinários do Parque Fransisco de Assis e recebem desde a vermifugação e cuidados para o controle de pulgas e carrapatos até vacinação contra dez tipos de doenças. 

São ainda submetidos a teste sorológico para diagnosticar a leishmaniose. Após essa etapa, no Parque Francisco de Assis, os cachorros são avaliados e a cirurgia é realizada por um médico veterinário e por voluntários da SLPA, seguindo uma rotina de procedimentos pré e pós-operatórios. São feitas cerca de 70 operações por mês.

A prioridade do programa são as fêmeas que em seis anos de vida reprodutiva podem gerar até cem filhotes, embora os machos também estejam incluídos no programa que tem como principal objetivo o controle de natalidade dos cães de rua e a redução progressiva dessa população em Lavras.

Muitos dos cães recolhidos durante as ações do mutirão de castração acabam ficando no Parque Francisco de Assis até se restabelecerem dos procedimentos cirúrgicos, quando são colocados para adoção. Só nos últimos três meses 50 cães foram adotados, enquanto outros 400 vivem no Parque.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...