Em meio a um salão social lotado por alunos e visitantes, os estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e das Engenharias de Agrimensura e Cartográfica e de Alimentos, do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Câmpus de Inconfidentes, no Sul de Minas, participaramda 1ª Competição de Pontes de Macarrão.
Eles tinham a missão de pensar e executar a construção de uma ponte capaz de suportar o maior peso. A disputa integra um projeto de extensão, reuniu nove equipes e cada uma foi formada por seis estudantes da instituição e por quatro membros da sociedade. De acordo com o professor de física do Câmpus e idealizador do evento, Marcelo Reis, o objetivo da atividade é motivar os jovens para a elaboração de projetos.
“Pela brincadeira, queremos inspirar os alunos para elaborar projetos e a maquete é um bom laboratório para isso”, defendeu o docente. Segundo o professor de Mecânica Vetorial, a finalidade do evento é também desenvolver habilidade de análise. “Pretendemos analisar estruturas e desenvolver distribuição de forças e a estática das estruturas”, explicou.
Regras:
Pelas regras da competição, cada ponte deveria tolerar um vão livre de 1,10 metros, ter altura máxima de 0,60 cm e largura de 0,5 a 0,20 cm. A massa de cada construção não podia ultrapassar 1kg e matérias-primas como macarrão e cola foram definidas para a execução da tarefa.
O aluno do 5º período de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Mateus Prado Oliveira, participou do campeonato e disse ter apurado mais o conhecimento sobre cálculos. “Aprendi bastante sobre a construção de treliça. As pontes podem sofrer tração e compressão e percebi a necessidade de fazer cálculos exatos para o bom andamento da edificação”, afirmou o jovem enquanto aguardava a ponte construída por sua equipe ser provada.
A competição acontece em diversas universidades do mundo e o recorde mundial, nas mesmas dimensões, é de 460 kg. No primeiro campeonato do Câmpus, as pontes eram levadas até o palco do salão social e um membro da equipe era o responsável para colocar o peso em um gancho fixado à base da ponte. A edificação deveria tolerar o peso durante 10 segundos. Caso a ponte não fosse destruída pela carga, outros pesos eram acrescentados, até a ponte ruir.
Os estudantes deram nomes às construções e a vencedora foi a “Hexarilla”, nomenclatura em homenagem à busca do hexa campeonato mundial de futebol, pela Seleção Brasileira. A estrutura suportou 61kg. De acordo com a membro da equipe classificada em primeiro lugar, Elizana Maria de Carvalho, estudante do 5º período de Licenciatura em Matemática, o entrosamento da equipe influenciou no resultado. “Foi bastante trabalhoso. Foram dias de trabalho e a cooperação entre os membros da equipe foi decisiva. Estamos muito felizes”, declarou a aluna enquanto comemorava a vitória.
Confira o ranking:
1º) Ponte Hexarilla: 61 kg
2º) Ponte Brasil: 44kg
3º) Ponte do Rio que Cai: 27kg
4º) Ponte Gana: 22 kg (massa 0,998kg. OBS: Menor massa em relação à 5ª colocada)
5º) Ponte Bridge of Pain: 23kg (massa 1,121kg. OBS: Maior massa em relação à 4ª colocada)
6º) Ponte Só o Amor: 21kg
7º) Ponte Torque: 12kg
8º) Ponte Hexa Bridge: 9kg
9º) Ponte Engenhosidade das Araldites: 3kg
por José Valmei Bueno - da assessoria
Comentários