Pular para o conteúdo principal

EM COMPETIÇÃO INÉDITA, ESTUDANTES EDIFICAM PONTES DE MACARRÃO

Em meio a um salão social lotado por alunos e visitantes, os estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e das Engenharias de Agrimensura e Cartográfica e de Alimentos, do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Câmpus de Inconfidentes, no Sul de Minas, participaramda 1ª Competição de Pontes de Macarrão. 

Eles tinham a missão de pensar e executar a construção de uma ponte capaz de suportar o maior peso. A disputa integra um projeto de extensão, reuniu nove equipes e cada uma foi formada por seis estudantes da instituição e por quatro membros da sociedade. De acordo com o professor de física do Câmpus e idealizador do evento, Marcelo Reis, o objetivo da atividade é motivar os jovens para a elaboração de projetos. 

“Pela brincadeira, queremos inspirar os alunos para elaborar projetos e a maquete é um bom laboratório para isso”, defendeu o docente. Segundo o professor de Mecânica Vetorial, a finalidade do evento é também desenvolver habilidade de análise. “Pretendemos analisar estruturas e desenvolver distribuição de forças e a estática das estruturas”, explicou.

Regras:
Pelas regras da competição, cada ponte deveria tolerar um vão livre de 1,10 metros, ter altura máxima de 0,60 cm e largura de 0,5 a 0,20 cm. A massa de cada construção não podia ultrapassar 1kg e matérias-primas como macarrão e cola foram definidas para a execução da tarefa.

O aluno do 5º período de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Mateus Prado Oliveira, participou do campeonato e disse ter apurado mais o conhecimento sobre cálculos. “Aprendi bastante sobre a construção de treliça. As pontes podem sofrer tração e compressão e percebi a necessidade de fazer cálculos exatos para o bom andamento da edificação”, afirmou o jovem enquanto aguardava a ponte construída por sua equipe ser provada.

A competição acontece em diversas universidades do mundo e o recorde mundial, nas mesmas dimensões, é de 460 kg. No primeiro campeonato do Câmpus, as pontes eram levadas até o palco do salão social e um membro da equipe era o responsável para colocar o peso em um gancho fixado à base da ponte. A edificação deveria tolerar o peso durante 10 segundos. Caso a ponte não fosse destruída pela carga, outros pesos eram acrescentados, até a ponte ruir.

Os estudantes deram nomes às construções e a vencedora foi a “Hexarilla”, nomenclatura em homenagem à busca do hexa campeonato mundial de futebol, pela Seleção Brasileira. A estrutura suportou 61kg. De acordo com a membro da equipe classificada em primeiro lugar, Elizana Maria de Carvalho, estudante do 5º período de Licenciatura em Matemática, o entrosamento da equipe influenciou no resultado. “Foi bastante trabalhoso. Foram dias de trabalho e a cooperação entre os membros da equipe foi decisiva. Estamos muito felizes”, declarou a aluna enquanto comemorava a vitória.

Confira o ranking:
1º) Ponte Hexarilla: 61 kg
2º) Ponte Brasil: 44kg
3º) Ponte do Rio que Cai: 27kg
4º) Ponte Gana: 22 kg (massa 0,998kg. OBS: Menor massa em relação à 5ª colocada)
5º) Ponte Bridge of Pain: 23kg (massa 1,121kg. OBS: Maior massa em relação à 4ª colocada)
6º) Ponte Só o Amor: 21kg
7º) Ponte Torque: 12kg
8º) Ponte Hexa Bridge: 9kg
9º) Ponte Engenhosidade das Araldites: 3kg
por José Valmei Bueno - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...