Pular para o conteúdo principal

EQUIPE TROIA SE PREPARA PARA MAIS REPRESENTAR A UNIVERSIDADE FEDERAL EM EVENTO DE ROBÓTICA

Equipe Troia voltou dos Estados Unidos com o terceiro lugar na categoria Ligthweight, com o rôbo vitorioso, Aquiles, que nasceu poucos dias antes do início da Olimpíada Internacional de Robótica em Miami
A TROIA, equipe de robótica formada por estudantes da Universidade Federal de Lavras (Ufla) já se prepara para participar de um dos maiores eventos de robótica da América Latina e o maior do mundo em combate de robôs. O Winter Challenge terá sua 10.ª edição no Campus de São Caetano do Sul do Instituto Mauá de Tecnologia, no período de 18 a 20 de julho. O evento faz parte do calendário de competições de robótica da RoboCore, empresa organizadora de competições e desenvolvedora de soluções em robótica e encubada pela própria Mauá.

O robô vencedor Aquiles, da categoria Lightweight (27kg), nascido poucos dias antes do campeonato mundial em Miami, deu seus primeiros passos somente dentro da arena, e mesmo sem testes provou ser um grande projeto, com um design arrojado, uma arma temida e uma locomoção ágil. Agora, segundo os integrantes da TROIA, para a Winter Challenge X "promete ser um grande concorrente e até por medo nos seus adversários".

Nesta edição, haverá a participação de 10 equipes mexicanas e a visitação de uma equipe norte-americana que transmitirá a competição ao vivo, pela internet. São 90 equipes e 350 robôs inscritos. “Esses números já representam o dobro da quantidade de participantes do ano passado. Nossa expectativa é de receber cerca de 900 competidores nos três dias de evento”, conta Paulo Lenz, fundador da RoboCore e ex-aluno da Mauá. Outra novidade da competição neste ano é a categoria Desafio Inteligente Júnior, voltada para alunos do ensino fundamental e médio. “Nossa intenção é organizar a participação de um público mais jovem que já demonstra interesse em robótica”, explica Lenz. 

Modalidades 
O Winter Challenge apresenta seis modalidades de competição: 

Combate de Robôs - modalidade preferida pelo público, dividida nas categorias Beetleweight, Hobbyweight, Featherweight, Lightweight e Middleweight, com robôs radiocontrolados de até 55 kg. Em rounds de três minutos, os dois robôs disputam quem resiste mais aos ataques numa arena especialmente projetada, com uma dinâmica similar ao popular UFC. 

Sumô de robôs - há quatro grupos distintos: mini-sumô com unidades de 500g autônomos, robôs radiocontrolados de até 3 kg, robôs autônomos de até 3 kg e robôs autônomos montados com Lego® de até 1 kg. Todos devem ser capazes de identificar o oponente e empurrá-lo para fora da arena. 

Seguidor de Linha - os competidores devem seguir um trajeto identificado no chão de forma autônoma e no menor tempo. 

Hockey - o time é composto por três robôs de 6,8Kg, autocontrolados. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols durante o tempo estabelecido. 

Trekking – um robô autônomo deve ser capaz de encontrar marcos num campo aberto totalmente desconhecido no menor tempo possível. 

Desafio Inteligente Júnior – esta modalidade é exclusivamente destinada aos alunos do ensino fundamental e médio com idade inferior a 18 anos. Nela, o robô autônomo deve identificar a cor da bola e transportá-la até o local com a cor correspondente num trajeto em linha. As quatro bolas são dispostas de maneira diferente a cada rodada e sairá vitorioso o robô que cumprir essa tarefa em menos tempo. 

Evento: Winter Challenge 10.ª edição 
Local: Instituto Mauá de Tecnologia – IMT (Praça Mauá, 1 – São Caetano do Sul) 
Data: 18 a 20 de julho, das 10h às 20h, com intervalo das 13h às 14h, todos os dias. 
Público: entrada gratuita 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...