Pular para o conteúdo principal

EXPANSÃO COM QUALIDADE

Secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, mostrou-se impressionado com os avanços da UFJF
O secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, visitou a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para conhecer alguns avanços da instituição em relação à expansão física e qualitativa. “Sempre que vejo novos prédios sendo construídos em universidades me causa grande satisfação. Não tem o mesmo significado de outras obras. A associação é com mais jovens estudando, mais qualidade nas pesquisas, melhoria na educação e consequente desenvolvimento”, reflete Costa.

A visita acompanhada pelo reitor eleito, Júlio Chebli, teve início nas novas instalações da Faculdade de Medicina e nas obras do Hospital Universitário. Na oportunidade Costa mencionou a importância da adesão da UFJF à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh): “a proposta desta empresa totalmente pública é muito benéfica para a sociedade. Ter garantia de um hospital do porte deste HU, com atendimento feito 100% pelo SUS e sem possibilidades para convênios, é um ganho imenso para o setor de saúde da cidade”.

O percurso feito por eles contemplou também o novo complexo de eventos da Faculdade de Medicina, com um auditório principal de quase 600 lugares, estrutura para tradução simultânea, quatro salas de 60 lugares reversíveis, podendo transforma-se em duas de 120 cadeiras, além de salas planejadas para exposições, feiras e eventos paralelos. 
Costa acredita que escolha da Ebserh vai garantir o atendimento 100% SUS do novo hospital 

Na sequência, o professor da UFJF e presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação/MEC, Paulo Barone, e o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Wilhelm Passarella Freire, se juntaram à comitiva para mostrar o complexo de laboratórios da Física e da Química, as salas de aula do novo prédio e a biblioteca recém inaugurada.

Com três andares, a biblioteca conta com dois infocentros; três salas para videoconferência; nove salas de aula para utilização de monitorias; 17 salas de estudo em grupo; e dois salões de leitura, com mesas redondas para grupos e com estações de estudo individual, com capacidade total para 300 pessoas. A biblioteca também oferece um scanner planetário, rede wi-fi e um acervo de 11.383 títulos, sendo 31.803 exemplares, além de teses e periódicos.

Para fechar a visita, o secretário esteve na obra do Observatório Astronômico e do Planetário, espaço próximo à Praça Cívica, e conheceu detalhes do projeto. O observatório permitirá diversos tipos de contemplação, indo desde detalhes em altíssima definição, como das crateras da Lua, distante em média 384,4 mil quilômetros da Terra, à visualização de uma nebulosa ou galáxia, como Andrômeda, a 2,9 milhões de anos-luz, aproximadamente 27,55 trilhões de quilômetros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...