Pular para o conteúdo principal

MEIO AMBIENTE: NOVO ATERRO SANITÁRIO COMEÇA A OPERAR EM TRÊS PONTAS

Desde segunda feira, 7, o município de Três Pontas, no Sul de Minas, passou a destinar seus resíduos para um local melhor, mais adequado que o anterior. O novo Aterro Sanitário começou a operar, e agora a cidade está depositando seu lixo de uma maneira ecológica, sem agredir os lençóis freáticos, e com menos emissão de gás metano na atmosfera.

Ao contrário do aterro controlado (que era usado anteriormente), o Aterro Sanitário já possui sistemas que protegem, e reduzem os riscos de impactos ambientais, como: sistema de impermeabilização de base e laterais; sistema de recobrimento diário dos resíduos; sistema de coleta, drenagem e tratamento de lixiviados (chorume e água pluvial); sistema de coleta e tratamento dos gases; sistema de drenagem superficial; sistema de monitoramento técnico e ambiental.

Abaixo do local de depósito do lixo existe uma camada impermeabilizante impede que o chorume infiltre no solo. Os drenos da base coletam o líquido e encaminham à uma Estação de Tratamento, para que depois seja lançado no meio ambiente, de acordo com os padrões da legislação ambiental. Os drenos verticais realizam a coleta dos gases (metano) gerados pela decomposição do lixo, que são queimados e lançados na atmosfera. Outra opção muito interessante é a produção de energia elétrica a partir do metano, esta opção já é encontrada nos aterros sanitários mais avançados no Brasil.

Mesmo com esse novo destino para lixo, é extremamente importante a participação na Coleta Seletiva Solidária, projeto que foi implantado recentemente pelo município, e que visa recolher os resíduos secos, e destiná-los para a Associação Trespontana de Catadores de Materiais Recicláveis (Atremar). Isso ajuda a aumentar a vida útil do aterro, além de evitar mais ainda os impactos ambientais causados pelo despejo do lixo.

Após o término da vida útil do aterro sanitário, acontece a aplicação de camada impermeabilizante e solo fértil para implantação de cobertura vegetal. É também realizada a implantação do sistema de drenagem superficial, visando impedir a infiltração de água pluvial no maciço de lixo. Ao longo da operação do Aterro Sanitário também há o acompanhamento da qualidade do ar, da água subterrânea e superficial. O aterro Controlado, que era usado anteriormente foi coberto por terra e gramíneas, o que diminuirá os impactos ambientais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...