Pular para o conteúdo principal

TRE DESAPROVA CONTAS DO PTB, PSDB E PSC

A relatora dos processos é a juíza Alice Birchal
A Corte Eleitoral mineira desaprovou, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira, 21, as contas dos diretórios regionais do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e do Partido Social Cristão (PSC).As prestações de contas desaprovadas do PSDB e do PSC se referem ao exercício financeiro de 2010 e a do PTB, ao de 2011. Todas as três agremiações tiveram suspenso o recebimento das cotas do Fundo Partidário. A relatora dos processos é a juíza Alice Birchal.

Partido Trabalhista Brasileiro
De acordo com a relatora do processo, na prestação de contas do PTB houve “permanência de relevantes impropriedades contábeis ainda após todas as oportunidades de regularização das contas.” São elas: recebimento e uso irregulares de todo o recurso proveniente do Fundo Partidário e de recursos de fonte vedada; declaração de gastos excessivos com combustíveis e lubrificantes sem que constassem veículos no patrimônio; não especificação dos bens mencionados no grupo ativo imobilizado e não apresentação de notas fiscais.

Em razão das irregularidades, o PTB ficará sem receber cotas do Fundo Partidário por um ano e deverá recolher ao erário os valores dos recursos do Fundo Partidário aplicados de forma irregular pelo partido e dos recursos recebidos de fonte vedada. Além disso, a decisão determinou a cientificação do procurador regional eleitoral a respeito dos gastos do partido com combustíveis e lubrificantes e da ausência de notas fiscais, já que podem configurar uso indevido de recursos próprios e à margem da contabilidade.

Processo relacionado: PC 24792

Partido da Social Democracia Brasileira
A decisão do TRE reconheceu que, na prestação de contas do PSDB, existem “vícios que impedem à Justiça Eleitoral de aferir a real movimentação financeira, por conseguinte, maculam e comprometem a confiabilidade e regularidade da prestação de contas”. As irregularidades que levaram à desaprovação das contas da agremiação são: inobservância do percentual mínimo relativo à aplicação de recursos do Fundo Partidário na criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres; ausência de comprovação documental acerca da origem de recursos; recebimento de sobras não financeiras de campanha; ausência de comprovação satisfatória atinente à contabilização dos bens/materiais; despesas pagas com outros recursos, que não transitaram pela conta bancária e sem o correspondente registro contábil e lançamentos contábeis dos tributos retidos.

Pela desaprovação das contas, o PSDB teve o recebimento de cotas do Fundo Partidário suspenso por três meses e, pelo recebimento de recursos de origem não identificada, além do recolhimento, a suspensão do recebimento das cotas do Fundo Partidário até que o esclarecimento seja aceito pela Justiça Eleitoral.

Processo relacionado: PC 23175

Partido Social Cristão
Na prestação de contas do PSC permaneceram as seguintes irregularidades: realização de pagamentos de despesas partidárias com cheques ao portador e não cruzado; utilização de um único cheque para vários pagamentos; manutenção da Conta Caixa do Fundo Partidário com valor expressivo; contabilidade refeita em novo Livro Diário, sem registro, e Livro Razão; inobservância das normas atinentes à escrituração contábil; ausência de registro de nota fiscal; não apresentação de Guias da GFIPs do FGTS e da Previdência Social; transferência de valores de diversas origens para contas do Fundo Partidário; irregularidades dos registros contábeis na conta denominada Créditos de Origens não Identificadas; sobras de campanha, financeira e não-financeira, sem regularização contábil.

De acordo com a decisão do TRE, em razão do conjunto das irregularidades remanescentes, as cotas do Fundo Partidário foram suspensas por um mês.

Processo relacionado: PC 22398

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...