Pular para o conteúdo principal

HOMENAGEM

A TV Alterosa Sul de Minas, por meio do quadro Nossa Gente, vem homenageando pessoas que engrandeceram a história de suas comunidades. O programa é composto por vinhetas que são exibidas durante a programação da emissora, enfatizando o trabalho de pessoas que colaboraram para o desenvolvimento de sua região.

Com a ajuda da TV Câmara, o Museu Histórico Municipal Tuany Toledo fez o levantamento da história de vida do senhor Alexandre de Araújo que, sem dúvida, contém fatores determinantes para a participação do “Guardião das memórias” no quadro dessa emissora.

De acordo com a TV Alterosa, aqueles que desejarem assistir à homenagem, deverão ficar ligados na programação da emissora que exibe o tributo três vezes ao dia.

Conheça agora um pouco mais sobre a vida de Alexandre de Araújo:
Nasceu em Pouso Alegre no dia 17 de abril de 1922 e faleceu em 15 de janeiro de 2014 em Pouso Alegre. Casado com Leonor Rocha de Araújo, teve 3 filhos: Wanderley, Lúcia e Emerson.

De 1950 a 1978 foi funcionário do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) chefiando a sessão pessoal na época com cerca de 1.000 servidores, na construção da BR 381 Fernão Dias. Na década de 1960, foi gerente da PRJ-7 e Cine Glória. Em 1964, foi convidado por Argentino de Paula, então presidente da Câmara Municipal, para ocupar o cargo de secretário executivo no Legislativo, assessorando presidentes e vereadores.

Ele sentiu que a história da cidade que ele amava não poderia desaparecer. Resolveu imortalizar uma história que também era a sua. Reuniu pessoas que reuniram objetos, documentos, fotografias e não deixou que nada morresse nem se perdesse no tempo.

Realizou em 1965 uma exposição de objetos na Casa Vitale, localizada na Avenida Dr. Lisboa, nº 117, para comemorar o aniversário de 117 anos de Pouso Alegre.

O Museu Histórico Municipal Tuany Toledo foi criado em 21/05/1984. No início, ele era uma pequena galeria, que funcionava no antigo prédio da Câmara, na Rua Adalberto Ferraz, Centro de Pouso Alegre. Em 1985, recebeu o nome de Tuany Toledo, em homenagem ao ex-prefeito que se preocupava com a preservação da história do Município, nome esse sugerido por Alexandre.

Em 1990, o “Jornal do Estado” lhe conferiu o diploma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade. Em 1996, é condecorado pelo 14º GAC, sob o comando do Cel Eleusipo Neno Cecílio, com o diploma “Amigo do Grupo Fernão Dias”. Em agosto do mesmo ano, o 14º GAC lhe prestou nova homenagem, conferindo-lhe o diploma de “Colaborador Emérito do Exército”, assinado pelo General de Exército, Abdias da Costa Ramos, comandante militar do leste, com o grupo formado.

Publicou dois livros, “Homenagem aos ex-chefes do Executivo e prefeitos municipais” (1996) e “Pouso Alegre através dos tempos: sequência histórica”, em 1997.

Em 2002, foi homenageado pela Prefeitura Municipal com o diploma “Fundador da Cidade” e com a “Medalha do Mérito Cultural” em 2009. Em 2003, foi homenageado pela Câmara Municipal com a “Insígnia Tiradentes”, que reconhece todo o seu trabalho desenvolvido em prol da cidade de Pouso Alegre.

Hoje, a memória de Alexandre de Araújo vive em cada quadro, em cada objeto, em cada fotografia. É como se ele estivesse no Museu. Basta fechar os olhos e deixar que a história fale por si, pois é naquele sentimento mais profundo das memórias dessa terra que hoje ele habita. “Ele guardou a história, para mais tarde fazer parte dela”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...