Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA ELEITORAL INDEFERE PEDIDO DE REGISTRO DE CANDIDATURA DE CARLOS ALBERTO PEREIRA

Na sessão de ontem, 6, a Corte Eleitoral de Minas Gerais indeferiu o pedido de registro de candidatura a deputado federal de Carlos Alberto Pereira, do PMN. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) barrou 10% dos registros de candidaturas em Minas Gerais. 

O relator do processo de Carlos Alberto, juiz Wladimir Rodrigues Dias, abriu o seu voto salientando que o procurador Regional Eleitoral (PRE), Patrick Salgado Martins, proponente da ação, "defensor da ordem jurídica e do regime democrático (art. 127, CR/88)", à vista dos inúmeros documentos que instruíram o requerimento inicial, bem como da notícia da ausência de condição de elegibilidade e da falta da certidão obrigatória, impugnou o pedido do requerente.

Seguindo o seu voto, o juiz Wladimir Rodrigues, destacou que "compulsando o processo verifico que o impugnado foi condenado em três ações, conforme expôs o procurador eleitoral. Na primeira ação, foi condenado à suspensão dos direitos políticos em decisão proferida por órgão colegiado em 28/6/2007 – ato doloso de improbidade administrativa que importa em lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito nos termos do art. 9º, IV e XII da Lei 8.429/92". 

No segundo processo, foi condenado à suspensão dos direito políticos em decisão proferida por órgão colegiado em 27/01/2009 por ato doloso de improbidade administrativa que importa em lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito – transferência de forma irregular de verba do FUNDEF para pagamento de acertos salariais dos cargos comissionados; pagamento de verbas salariais próprias com recursos públicos.

Na última ação, que foi exposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) para sustentar o pedido de indeferimento do registro de candidatura, consta que Carlos Alberto foi condenado à suspensão dos direitos políticos em decisão proferida por órgão colegiado em 13/5/2013 por ato doloso de improbidade administrativa que importa em lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.

"Tendo em vista que a suspensão dos direitos políticos verificada já é suficiente para impedir o registro de sua candidatura, entendo inoportuno a apreciação minuciosa dos outros fatos apontados como ensejadores de inelegibilidade. Afinal, somente pode incorrer em situação de inelegibilidade o cidadão portador de plenos direitos políticos, mormente o direito de ser votado e exercer mandato eletivo, o que não é o caso do pré-candidato", votou o relator.

Julgamento
A concessão ou não do registro é definida pelo Tribunal, ao julgar caso a caso, depois da apresentação das contestações aos motivos apresentados contra as candidaturas impugnadas. Com a finalização dos julgamentos dos pedidos de registro de candidatura o Tribunal informou quais são os candidatos que vão concorrer nas Eleições 2014 e quais foram considerados indeferidos. O julgamento incluiu a totalidade dos pedidos de registro, ou seja, também aqueles que não sofreram impugnação. 

Carlos Alberto pode recorrer
Da decisão do TRE, o ex-prefeito de Lavras, Carlos Alberto Pereira pode recorrer ao TSE e, enquanto o processo não tiver decisão final, o candidato pode permanecer em campanha. 

Transparência
Qualquer interessado pode consultar os dados dos candidatos e a situação dos pedidos de registro de candidatura no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo sistema DivulgaCand, responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil, não havendo necessidade de cadastro prévio. O TSE também colocou à disposição dos interessados aplicativo do DivulgaCand 2014 para celular/tablet (IOS ou Android).

Clique Para conferir o Acórdão

Para ver a tabela atualizada com os 20 candidatos considerados inelegíveis de acordo com a Lei da Ficha Limpa, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...