Pular para o conteúdo principal

MILTON NASCIMENTO SE UNE A CAPITAL E CIDADE NEGRA PARA CELEBRAR OS 106 ANOS DA UFLA

Milton Nascimento, o Bituca, se prepara para desembarcar em Lavras com canções que relembram momentos áureos da canção popular brasileira
As universidades públicas brasileiras são instituições criadas para atender às necessidades do país. Estão distribuídas em todo o território nacional e em toda a sua existência sempre estiveram associadas ao desenvolvimento econômico, social, cultural e político da nação, constituindo-se em espaços privilegiados para a produção e acumulação do conhecimento e a formação de profissionais cidadãos. 

Nos últimos anos, a Universidade Federal de Lavras tem preparado em seu aniversário, uma programação que busca envolver não apenas a comunidade acadêmica, mas também a sociedade de Lavras e de toda a região. Entre os meses de agosto de setembro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), atinga Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) irá comemorar seus 106 de fundação. 

E fortalecendo a relação com a sociedade, o reitor professor José Roberto Scolforo e a equipe de gestão, trabalharam intensamento para oferecer três grandes shows, que acontecerão no Estádio da Universidade Federal de Lavras. No dia 29 de agosto, a banda Cidade Negra, com seu reggae brasileiro, vem coroar a abertura do aniversário da UFLA. Já no dia 2 de setembro, os brasilienses do Capital Inicial prometem embalar o público com seu rock brasileiro. Já no dia 4 de setembro, Milton Nascimento, o "Bituca", encerra em grande estilo a programação de shows no Estádio da UFLA.

A entrada nos shows, assim como acontece todos os anos, deverá ser mediante a troca de produtos não perecíveis, que serão doados às entidades filantrópicas de Lavras e região. Em 2012, foram arrecadados 4.409 quilos de alimentos não perecíveis. Já em 2013, foram arrecadados em torno de 25 mil quilos de alimentos não perecíveis, mais de três mil pacotes de fraldas geriátricas e aproximadamente duas mil latas de leite em pó. E este ano, a meta é superior este número.

Troca de ingressos
A entrada nos shows será mediante a troca de produtos não perecíveis, que serão doados às entidades filantrópicas de Lavras e região. Para retirar o ingresso, basta levar os produtos (confira a relação abaixo) ao anfiteatro da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), no Câmpus Histórico, a partir do dia 11 de agosto (segunda-feira), das 8 às 11 horas, das 14 às 17 horas e das 19 às 21 horas.

Será necessária a apresentação de documento para a retirada dos ingressos e cada pessoa poderá retirar o limite de cinco ingressos para cada show.

2 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal, fubá e trigo) = 1 ingresso
Fralda geriátrica = 3 ingressos
Lata de leite em pó = 2 ingressos

Os participantes do Simpósio Internacional do Agronegócio (Sin-AGRO) receberão ingressos para o show do Capital Inicial, dia 2, juntamente com o material do evento.

Semana de Ciência, Cultura e Arte
No dia 29 de agosto será aberta oficialmente a Semana de Ciência, Cultura e Arte, evento em comemoração ao aniversário da UFLA, a antiga e tradicional "Semana Esaliana". 

Este período que vai de 29 de agosto a 7 de setembro, congrega vários eventos alusivos a essa data, dos quais dois são voltados exclusivamente para os alunos: o Jubileu de Ouro e de Prata e o Jantar do ex-aluno. Além disso, também acontecerá o Simpósio Internacional do Agronegócio. 

A abertura oficial da semana em comemoração aos 106 anos de existência da ESAL/UFLA, acontece às 08 horas do dia 29 de agosto, no Pátio da Reitoria. Depois, às 10 horas, ocorre o Culto Ecumênico na Capela da universidade. A programação completa das atividades da Semana de Ciência, Cultura e Arte será divulgada em breve pela universidade.

Cidade Negra
O Cidade Negra é uma banda brasileira de reggae, com outras influências, como soul e o pop rock. Formado por Toni Garrido, Bino Farias e Lazão. O grupo surgiu na Baixada Fluminense em 1986. Foi tudo uma questão de fé. O pai de Bino tocava violão e sua mãe cantava em um coral de uma igreja local. Bino era também frequentador assíduo do lugar e foi lá que conheceu Da Gama e Lazão, e com eles formou o grupo Novo Tempo. O trio tinha uma missão simplória: tocar num festival da igreja. Em 1983 com a entrada de Bernardo Ras surgiu o Lumiar (primeiro nome da banda). 

Os jovens eram abastecidos pela paixão em comum pelo ritmo jamaicano, Bob Marley, em especial, pela música brasileira como Tim Maia e pelo funk e soul dos anos 1970, além de grandes clássicos do rock como Led Zeppelin. Foi dessa junção de estilos, que sairia o som único e inconfundível do Cidade Negra.

O ano de 1994 foi um ano de transição para o grupo. Toni Garrido ex-vocalista da Banda Bel (uma banda de samba, funk e soul) substituiu Ras Bernardo nos vocais do grupo e logo mostrou a que veio, imprimindo seu toque nas novas composições. Juntamente com o experiente Liminha, agora na produção, o som do grupo tornou-se mais diversificado, mais pop, mas sem se perder das raízes do reggae e dos temas sociais.

Capital Inicial
Brasília é a cena, 1982 é ano. Os irmãos Fê Lemos na batera e Flávio Lemos no baixo plantavam a semente inicial da banda. Dinho assumiria os vocais em 83, e em junho deste ano o Capital dava seus primeiros passos, sem volta, rumo ao espaço reservado àqueles que vivem pelo Rock. No sul e no sudeste todos começam a conhecer os três roqueiros de Brasília. 

Com o reconhecimento e o sucesso crescentes, em 1984 a banda assina seu primeiro contrato e se mudam para São Paulo no inicio de 1985, para lançar seu primeiro registro em vinil, o compacto duplo “Descendo o Rio Nilo/Leve Desespero”. Em seu caminho a banda assume novas formações. Pessoas passam, outras ficam, outras retornam. Yves Passarel se junta ao grupo em 2002, assumindo a guitarra neste novo trecho da atual estrada do Capital.

Milton Nascimento
Mineiro de coração, tornou-se conhecido nacionalmente, quando a canção "Travessia", composta por ele e Fernando Brant, ocupou a segunda posição no Festival Internacional da Canção, de 1967. Tem como parceiros e músicos que regravaram suas canções, nomes como: Wayne Shorter, Pat Metheny, Peter Gabriel, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Elis Regina. 

Em 1998, ganhou o Grammy de Best World Music Album in 1997. Foi nomeado novamente para o Grammy em 1991 e 1995. Milton já se apresentou na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.

Também conhecido pelo apelido de Bituca, nasceu no Rio de Janeiro, filho de Maria Nascimento, uma empregada doméstica muito humilde, que foi mãe solteira. Tentou criar Milton, o registrou e o levou para a casa dos patrões, mas foi demitida e viu que não poderia criá-lo tamanha miséria a qual vivia. Sofrendo muito, entregou o filho para um casal rico criar. Milton, então, foi adotado. 

Sua mãe adotiva, Líliam Silva Campos, era professora de música. O pai adotivo, Josino Campos, era dono de uma estação de rádio. Mudou-se para Três Pontas, no Sul de Minas Gerais, antes dos dois anos e aos treze anos já cantava em festas e bailes da cidade.

Gravou a primeira canção, Barulho de trem, em 1962. Em Três Pontas, integrava, ao lado de Wagner Tiso, o grupo W's Boys, que tocava em bailes. Mudou-se para Belo Horizonte para cursar Economia, onde, tocando em bares e clubes noturnos, começou a compor com mais frequência; datam dessa época as composições Novena e Gira Girou (1964), ambas com Márcio Borges.

Na pensão onde foi morar na capital, no Edifício Levy, Milton conheceu os irmãos Borges, Marilton, Lô e Márcio. Dos encontros na esquina das Ruas Divinópolis com Paraisópolis surgiram os acordes e letras de canções como Cravo e Canela, Alunar, Para Lennon e McCartney, Trem azul, Nada será como antes, Estrelas, São Vicente e Cais. Aos meninos fãs do The Beatles e do The Platters vieram juntar-se Tavinho Moura, Flavio Venturini, Beto Guedes, Fernando Brant, Toninho Horta. 

Em 1972 a EMI gravou o primeiro LP, Clube da esquina, que era duplo e apresentava um grupo de jovens que chamou a atenção pelas composições engajadas, a miscelânea de sons e riqueza poética. O Clube da esquina escreveu um dos mais importantes capítulos da história da MPB. Chamou a atenção dos músicos brasileiros e estrangeiros, dada a sua ousadia artística e criatividade inovadora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...