![]() |
Candidato a governador pela coligação Minas Pra Você recebe professores universitários em Divinópolis e assegura que instituições ligadas à UEMG não serão fechadas |
O candidato a governador pela coligação Minas Pra Você, Fernando Pimentel (PT), recebeu em Divinópolis, região Centro-oeste de Minas, professores da Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi).
Eles estão preocupados com o atual processo de incorporação da instituição pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Os professores passaram ao candidato do PT carta enviada ao governo do estado, onde pedem mais transparência e diálogo no processo.
O professor do curso de Psicologia da Funedi, André Amorim Martins, disse que será necessário um concurso para contratação de professores e que os alunos estão sem saber o que irá ocorrer com o centro educacional.
“Não sabemos como vai ser o processo de estadualização, os próprios alunos estão com medo. A universidade não pode ser abandonada”, afirmou.
O temor deve-se ao fato de que a maior parte dos professores da UEMG foi contratada pela Lei 100, do governo do estado. A lei autorizou a contratação de mais de 90 mil servidores da educação sem concurso público.
Agora, por determinação da Justiça, esses servidores podem perder seus cargos, o que afetaria diretamente a UEMG – e, por tabela, a Funedi, que está sendo encampada pela universidade estadual. Pimentel assegurou que, se eleito, as universidades estaduais serão preservadas, bem com os direitos dos servidores.
“Nós vamos evitar o fechamento das universidades estaduais, porque a maior parte desse contingente de funcionários e professores (da Lei 100) está justamente nessas instituições”, observou.
Pimentel também afirmou que “vai procurar preservar os direitos daqueles que foram vítimas da irresponsabilidade do estado”.
Comentários