Pular para o conteúdo principal

FAISCA COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA EM ALFENAS

Projeto oferece oficinas e apresentações nas áreas de música, artes cênicas, artes visuais e literatura

Banda K2 de Poços de Caldas é uma das atrações do FAISCA

Para o público infantil, o FAISCA destaca do grupo teatral Sapucaiaços

A partir de hoje, terça-feira, 2, o Festival de Artes e Interações Socioculturais de Alfenas (FAISCA) vai disponibilizar gratuitamente oficinas, apresentações culturais e exposições na cidade de Alfenas, no Sul de Minas. A programação oferece 15 oficinas nas áreas de arte e meio ambiente, 17 apresentações de música e teatro, exposições e mostra de artes visuais.

A abertura oficial será na terça-feira às 20h, no Auditório Leão de Faria (Campus da UNIFAL-MG) com a mesa-redonda “Cidade e Universidade: espaços de interação sociocultural”. As oficinas iniciam no mesmo dia, no período da manhã e tarde e serão realizadas até sexta-feira, 5. A apresentação cultural do primeiro dia de FAISCA será às 17h, no Palquinho (UNIFAL-MG), com o grupo Conservatório Jazz Concert, do Centro Municipal de Música Walda Tiso de Alfenas.

A partir de quarta-feira, além das oficinas de meio ambiente, o FAISCA destaca oficinas de artesanato, produção musical, fotografia, produção audiovisual e literatura. Na quinta-feira, inicia a oficina de Bioconstrução e compreende na primeira fase da criação do centro de convivência ecológica no Campus Santa Clara da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Às 17h, no Palquinho (UNIFAL-MG) haverá apresentações musicais e teatrais com artistas da cidade.

Na sexta-feira, 5, o FAISCA vai para as escolas e praça. A Escola Municipal Fausto Monteiro recebe a oficina de hip hop “Consonância nas Escolas” e a Escola Municipal Orlando Paulino da Costa a oficina de “Circo na Escola”. A partir das 19h, na Praça Getúlio Vargas, músicos e poetas apresentam sua arte no Sarau FAISCA com participação do Projeto Consonância, MC Chaves e dos grupos de poesia Slam do Grito (São Paulo/SP) e Sua Poesia (Alfenas/MG).

Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Kátia Goyatá, a produção de cultura e seu acesso deve ser difundido e acessível para toda população. “Essa é a principal importância do Projeto FAISCA, pois é a união de espaços para que nossa querida Alfenas transpire cultura”. A Secretaria de Educação e Cultura participa de forma ativa no projeto. “Nosso intuito é sempre apoiar iniciativas culturais por meio de parcerias”, completa Kátia Goyatá.

Segundo a professora Eliane Garcia, pró-reitora de Extensão da UNIFAL-MG, a parceria com a Prefeitura de Alfenas foi fundamental para a criação do projeto. “As parcerias são importantíssimas, pois possibilitam a articulação entre instituições incentivando o intercâmbio de experiências e o aprimoramento de ações. Essas interações valorizam não apenas a difusão da arte e da cultura, mas também para produção de novas criações”.

No sábado e domingo, as atividades serão realizadas na Praça Getúlio Vargas, no centro de Alfenas a partir das 13h. No local haverá apresentações com os grupos Maracatu Muiraquitã, The Compositores, Samba Lux, Kêiscara, Aedos n' Roll, Cuíca Elétrica, A Ópera da Cidade Preta (teatro musical), Sapucaiaços (teatro infantil), K2, La Mucura (grupo colombiano) e a peça “Operário em Construção”.

No domingo, às 8h, o FAISCA promove a pedalada “Pedal Consciente” com saída do campus central da UNIFAL e chegada no Campus Santa Clara (Bairro Pinheirinho), e Ioga na Praça Dr. Emílio da Silveira.

De acordo com o produtor cultural Ivanei Salgado, da UNIFAL-MG, o FAISCA é um projeto realmente democrático. “Todas as atividades são gratuitas e todos os membros da equipe envolvida atuam como voluntários. A união em iniciativas como esta, aponta para a viabilidade de parcerias entre instituições públicas, privadas e grupos organizados. A população é a maior beneficiada, pois além das atividades culturais, a movimentação de público aquece a vida econômica da cidade”. 
O FAISCA tem o apoio do Colégio Logos (Varginha e Areado), Café Quetal, Plug Outdoor, Instituto Empreendente, Restaurante do Ali e Hotel Náutico de Fama. A programação completa pode ser acessada no site oficial do projeto: www.unifal-mg.edu.br/faisca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3299-1077.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...