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Loja Kapeh em Belo Horizonte |
Franquias de micro e pequenas empresas mineiras
estão ganhando força no mercado e chamando a atenção de investidores do
Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Pará. Desde 2012,
das empresas lançadas no mercado pelo projeto Minas Franquia, do Sebrae
Minas, 26 unidades foram vendidas. Confiantes, empresários do projeto se
preparam para inaugurar mais três empreendimentos franqueados ainda no
segundo semestre deste ano.
Já participaram do projeto 39 empresas nos
segmentos alimentício, serviços, comércio, indústria e comércio e
tecnologia em agronegócios de Belo Horizonte, Uberlândia, Montes Claros,
Varginha e Juiz de Fora. Todas elas receberam suporte do Sebrae Minas
durante o processo de preparação da documentação de franquias exigida
pela legislação, além de cursos e consultorias.
Entre as empresas do projeto que venderam as
franquias estão: Cafeeiro e Vozzuca (Uberlândia), Kapeh (Três Pontas),
Sellos Acessórios e Fruit Shake (Montes Claros), Viva Eventos (Juiz de
Fora) e Açaí Mania (Poços de Caldas).
Para o empresário Marcelo Hosken, proprietário da
Açaí Mania, a venda da franquia é um reconhecimento do trabalho
iniciado há 4 anos, em Poços de Caldas, no Sul de Minas. Hoje, a
empresa tem duas lojas na cidade e mais uma filial em São José do Rio
Pardo, no interior de São Paulo.
A primeira franquia da empresa já foi vendida e será
inaugurada, no dia 28 de agosto, em Guaxupé. Mas o empresário quer
expandir ainda mais o negócio. “Vamos trabalhar para levar a nossa marca
para outras cidades. O investimento necessário para abrir a franquia é
de R$ 160 mil. A previsão de faturamento é de R$ 60 mil mensais e um
prazo de retorno de 18 a 24 meses”, explica Marcelo.
De acordo com a analista da Unidade de Acesso a
Mercados e Relações Internacionais do Sebrae Minas, Alessandra Simões, a
preferência dos investidores por franquias de micro e pequenas
empresas, pode está relacionada às estruturações dos negócios, o know how
e o custo de até R$ 300 mil. “São empresas que mesmo pequenas têm
tradição no negócio e são bem sucedidas no que fazem. Isso dá segurança
ao investidor que se anima ainda mais pelo custo que chega pela metade
de uma grande franquia”, explica a analista do Sebrae Minas.
Campeão de venda
Das 26 franqueadas abertas, 11 foram da empresa Viva
Eventos. A ideia de negócio que surgiu em uma faculdade de Juiz de Fora
foi expandida para Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Ipatinga, Lavras,
Volta Redonda, Itaperuna, Muraé, e nos próximos meses chega a Barbacena e
Governador Valadares.
A empresa foi criada por cinco estudantes: Renato
Filgueiras, Vitor Pedrosa, Marcelo Gonçalves, Mylliano de Carvalho
Salomão e Fernando Ferreira.
Entre 2009 e 2011, eles lançaram um buffet, três
espaços para eventos em Juiz de Fora, uma filial em Belo Horizonte,
criaram mais dois novos braços para a empresa, um voltado para eventos
empresariais e outros para grandes eventos e, por último, entraram no
mercado de franchising , com a ajuda do programa Minas Franquia.
A primeira franquia foi inaugurada, em 2012, no Vale do Aço. A taxa de
franquia da Viva Eventos é de R$ 40 mil e o investimento total inicial é
de R$ 150 mil.
por Simone Guedes - da Agência Sebrae de Notícias
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