Pular para o conteúdo principal

POUSO ALEGRE AMPLIA PERÍMETRO URBANO

O projeto de lei do Executivo que amplia o perímetro urbano em três regiões de Pouso Alegre, no Sul de Minas, foi aprovado em única votação pela unanimidade dos vereadores em sessão da Câmara de terça-feira, 23. A expansão da zona urbana chega ao distrito de São José do Pantano, ao bairro do Cajuru e à localidade situada à direita da BR-459, em direção à cidade de Congonhal. A proposta que segue para a sanção do Executivo pretende criar condições jurídicas ideais para a ocupação dessas localidades, que tem se acentuado nos últimos anos.

O objetivo, conforme a Secretaria Adjunta de Administração Pública, é garantir que serviços básicos como esgotamento sanitário, abastecimento de água e infraestrutura cheguem a essas regiões. Ainda de acordo com a pasta, a partir da ampliação do perímetro urbano, futuros empreendimentos imobiliários que se estabelecerem nessas regiões terão que cumprir as regras previstas no Plano Diretor da cidade, sem prejuízo do meio ambiente. 

O projeto de lei responde também ao disposto na lei que estabelece a Política Municipal de Saneamento Básico. O texto assegura, “ a proteção da saúde da população e a salubridade ambiental urbana e rural por meio do abastecimento de água potável em quantidade suficiente para a higiene e conforto, da coleta e tratamento dos esgotos sanitários, da drenagem de águas pluviais, do manejo integrado de resíduos sólidos e do controle de vetores”.

Bairro Cajuru
Conforme os estudos da Prefeitura, o bairro Cajuru, vinha sendo ocupado de forma desordenada sem água potável, sem esgoto. A destinação dos resíduos sólidos produzidos também não se adéquam à legislação vigente, nem às normas ambientais. Incorporando o trecho ao perímetro urbano será possível organizar vias, adotar parâmetros urbanísticos dos lotes, padronizando  a taxa de ocupação e índice de aproveitamento. 

Região da BR-459
A ampliação do perímetro urbano para esta região atende a uma adequação técnica com vistas às condições topográficas. Atualmente, o perímetro urbano naquele trecho vai até a estrada onde está situado do Silo Real (BR-459). Com o novo mapa, ele segue até a próxima estrada após o Silo Real e contornará toda a estrada de acesso ao Bairro Rural conhecido como “Cabritas”.

A ampliação cria condições para a implantação de empreendimentos imobiliários, que vão proporcionar maior oferta de lotes, tanto para residências como para instalações comerciais e indústrias de baixo impacto ambiental. A elevação da oferta é também uma forma de reduzir a especulação imobiliária. Também nessa região, de acordo com a legislação ambiental, os fragmentos florestais permanecerão intocados.

Distrito de São José do Pantano
No Distrito São José do Pantano a ampliação do perímetro urbano atende uma necessidade social e ambiental, também primando pelo crescimento ordenado, mas atende ainda a uma antiga reivindicação da população local. Um detalhe extra no caso dessa região é a adequação da estrada que liga o distrito a Pouso Alegre. Transformando-a em área urbana, a Prefeitura torna mais fácil a captação de recursos para sua pavimentação, outra reivindicação antiga dos moradores daquela localidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...