Pular para o conteúdo principal

REITORES DE UNIVERSIDADES FEDERAIS FORMALIZAM APOIO À REELEIÇÃO DE DILMA

A presidenta Dilma Rousseff (PT) recebeu no início da tarde da última quinta-feira, 11, no Palácio da Alvorada, a visita de 66 reitores de universidades federais de todas as regiões do Brasil. A visita foi marcada pela entrega de uma carta assinada pelos dirigentes em apoio à reeleição de Dilma.

O reitor da Universidade Federal do Acre, Minoru Martins Kimpara, falou em nome da comitiva ao entregar a carta-manifesto assinada pelos reitores. “Nós, reitores aqui presentes, eleitos democraticamente pela comunidade acadêmica, vimos por livre e espontânea vontade manifestar apoio à sua reeleição, por reconhecimento de tudo que o governo Lula fez e que a senhora está fazendo neste país”.

Kimpara manifestou o respeito às outras candidaturas, mas avaliou os avanços nos 12 anos de governo Lula e Dilma como incomparáveis. “Não há precedentes na história deste país o nível de inclusão que Vossa Excelência está fazendo. Não podemos correr risco algum. Acreditamos de fato que o Brasil está no rumo certo”, concluiu.

Ao agradecer o apoio, a presidenta revelou sentir-se orgulhosa pelo fato de perceber que seu governo mudou a situação do Ensino Superior. “Acredito que em algumas coisas nós fizemos a diferença, e o que eu mais destaco é ter recuperado as universidades federais deste país e a sua relevância, porque eu lembro como estavam as universidades em determinado momento de nossa história, antes do governo Lula”.

Sobre a continuidade do governo em um segundo mandato, Dilma reforçou que a superação de dois grandes desafios brasileiros passa pelo fortalecimento das universidades. “Eu considero que nós temos uma grande questão no Brasil, sem a qual não garantimos nem as conquistas que tivemos, no que se refere à redução da desigualdade. E não iremos dar um salto na área de Tecnologia, Ciência e Inovação sem as universidades. Temos que ter consciência profunda disso”.

Dilma voltou a lembrar da importância histórica da utilização dos royalties do Pré-Sal para o Brasil dar um salto qualitativo na Educação. “Uma das questões que serão colocadas nos próximos quatro anos é que, qualquer que seja o presidente, vai ter de discutir quanto, como e onde vamos investir, pois teremos um nível de consciência muito maior do volume destes recursos”.

A presidenta se mostrou firme sobre o destino dos recursos do Pré-Sal já garantidos por lei para Saúde e Educação. “Uma parte significativa terá de ser para pagar professor, pois estados, municípios e União precisam de recursos para a pagar professores. Outra parte é para reequipar, já que não teremos condições de oferecer educação em tempo integral se não aparelharmos as escolas, bem como as universidades terão de ter laboratórios avançados”.

Ao final, Dilma reconheceu a parceria com as universidades como fundamental na vanguarda do conhecimento e para chegada do país ao patamar de desenvolvimento desejado. “Mais do que simplesmente sonhar, o Brasil tem que se preocupar sobre como viabilizar os sonhos. E acredito que os grandes sonhadores profissionais estão aqui. As universidades sempre nos ajudaram com a pauta dos sonhos deste país e que rumo temos que caminhar”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...