Pular para o conteúdo principal

CONSTRUÇÃO CIVIL: PERSPECTIVAS PARA 2015 SÃO INCERTAS

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção reduziu a previsão de crescimento em 2014 de 2,5% para até 1%. E o pior: afirma não ser possível fazer projeções para 2015 devido a incertezas aos negócios pautados a programas do governo federal, como o Minha Casa Minha Vida. O programa habitacional, que abrange todo o território nacional, deu um grande impulso à construção civil no País desde 2009.

Em 2013, o PIB da construção civil teve alta de 1,6%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Para o presidente da Câmara, José Carlos Martins, o baixo crescimento se deve ao fraco desempenho da economia, atrasos em obras públicas de infraestrutura e conclusão de programas habitacionais.            

O término da segunda fase do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), segundo Martins, poderá provocar paralisação de negócios e demissão de operários. Diante desse cenário, a CBIC pretende pedir ao presidente eleito em outubro que inclua mais 350 mil unidades na meta atual do programa e amplie seu prazo até o meio de 2015.

A construção civil emprega cerca de três milhões de trabalhadores em todo o País e a projeção de crescimento para 2015 será feita pela entidade com base no desempenho do segundo semestre. “Deve-se somar o fraco desempenho da economia com as incertezas políticas do momento. Mas acredito, pela experiência de mais de 20 anos nessa área, que em 2015, independente da questão política, a tendência deverá ser de crescimento”, comenta Rogério de Brito Cândido, diretor comercial da Pavican, empresa sediada em Varginha, sul de Minas Gerais.

“Obras na área de infraestrutura são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer nação. Isso significa que o próximo presidente, para colocar o País na trilha do crescimento novamente, terá que transformar o Brasil em um grande canteiro de obras. E isso deve acontecer em curto e médio prazo”, explica Cândido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...