Pular para o conteúdo principal

CONSTRUÇÃO CIVIL: PERSPECTIVAS PARA 2015 SÃO INCERTAS

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção reduziu a previsão de crescimento em 2014 de 2,5% para até 1%. E o pior: afirma não ser possível fazer projeções para 2015 devido a incertezas aos negócios pautados a programas do governo federal, como o Minha Casa Minha Vida. O programa habitacional, que abrange todo o território nacional, deu um grande impulso à construção civil no País desde 2009.

Em 2013, o PIB da construção civil teve alta de 1,6%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Para o presidente da Câmara, José Carlos Martins, o baixo crescimento se deve ao fraco desempenho da economia, atrasos em obras públicas de infraestrutura e conclusão de programas habitacionais.            

O término da segunda fase do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), segundo Martins, poderá provocar paralisação de negócios e demissão de operários. Diante desse cenário, a CBIC pretende pedir ao presidente eleito em outubro que inclua mais 350 mil unidades na meta atual do programa e amplie seu prazo até o meio de 2015.

A construção civil emprega cerca de três milhões de trabalhadores em todo o País e a projeção de crescimento para 2015 será feita pela entidade com base no desempenho do segundo semestre. “Deve-se somar o fraco desempenho da economia com as incertezas políticas do momento. Mas acredito, pela experiência de mais de 20 anos nessa área, que em 2015, independente da questão política, a tendência deverá ser de crescimento”, comenta Rogério de Brito Cândido, diretor comercial da Pavican, empresa sediada em Varginha, sul de Minas Gerais.

“Obras na área de infraestrutura são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer nação. Isso significa que o próximo presidente, para colocar o País na trilha do crescimento novamente, terá que transformar o Brasil em um grande canteiro de obras. E isso deve acontecer em curto e médio prazo”, explica Cândido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.