Pular para o conteúdo principal

ESTIAGEM: PREFEITO DE PASSOS PROPÕE MULTA PARA QUEM DESPERDIÇAR ÁGUA

Prefeito Ataíde Vilela assina o projeto de lei
A Prefeitura de Passos, no Sul de Minas, na última quinta-feira, 16, enviou um projeto de lei para a Câmara de Vereadores dispondo sobre o uso de água em períodos de estiagem no município. A medida prevê multa de R$ 120 para as pessoas que usarem água de forma inadequada. O projeto é de urgência e emergência e seu autor é o prefeito Ataíde Vilela. A expectativa é de que na semana que vem a matéria seja aprovada para que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) possa iniciar a fiscalização e notificação dos infratores.

De acordo com a proposta de lei de Ataíde Vilela, ficam proibidas em Passos a utilização de água tratada para a limpeza de veículos em residências e postos de combustíveis; para limpeza de imóveis residenciais ou comerciais, públicos ou privados, inclusive em seus arredores (como calçadas, por exemplo), e “qualquer outra conduta que implique em desperdício de água tratada”. 

“Em caso de reincidência, a penalidade prevista será aplicada tantas vezes quantas forem as infrações cometidas”, diz o parágrafo primeiro do artigo segundo. O projeto de lei também estabelece que os cidadãos poderão denunciar ao Saae o abuso no consumo de água. O diretor do Saae, Fábio Rodrigues, acrescenta que, além das denúncias, uma equipe da autarquia irá fiscalizar o desperdício de água na cidade. A previsão é de que a multa seja incluída na fatura do mês.

Estiagem
O problema do abastecimento de água tratada em Passos vem sendo causado pelas más condições do tempo nestes últimos meses, com agravamento a partir da primavera. Apesar de captar água em dois mananciais – o Ribeirão Bocaina e o Rio Grande. O Bocaina é a principal fonte de água bruta do Saae, mas está prejudicado pela vazão que está apenas cerca de 30% da capacidade em época de normalidade.

O sistema do Rio Grande, que poderia ser a solução, foi dimensionado para suprir apenas 20% da demanda de Passos, conforme o projeto da obra, que data do ano de 2004. Atualmente, a ETA do sistema Rio Grande faz apenas a filtração da água. No Bocaina, o processo é completo: filtração, decantação e floculação. Com a ampliação na captação e tratamento, o Saae deve investir R$ 2,5 milhões, segundo Fábio Rodrigues, passando a vazão dos atuais 80 litros por segundo (L/s) para 200 L/s.

Até que a obra seja realizada, o Bocaina permanece como principal manancial, com 360 L/s de vazão em época normal. No entanto, por causa da forte estiagem, a captação reduziu para 108 L/s, causando ao Saae a dificuldade de abastecimento da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...