Pular para o conteúdo principal

FACILIDADE PARA IR E VIR

Pequena empresa incubada na UFLA desenvolve aplicativo que melhora o deslocamento nas grandes cidades


O constante aumento da frota de veículos, os problemas de mobilidade urbana e o stress decorrente de longas horas nos engarrafamentos afetam a maioria das pessoas que vivem em grandes centros urbanos. Como forma de minimizar e buscar alternativas para esse cenário, os sócios Ricardo Victorio, André Vital e Ricardo Martins, da Mitah Technologies, desenvolveram, com o apoio do Sebraetec, a plataforma “Leva Eu”, uma ferramenta que ajuda empresas e pessoas a elaborar e gerenciar planos de mobilidade. 

O Leva Eu é um aplicativo desenvolvido para android ou IOS, por meio do qual as empresas podem contratar transporte fretado para os seus funcionários, seja para uso contínuo (casa-trabalho-casa) ou para turismo de negócios. “Como consequência, as empresas conseguem reduzir os custos com transporte de funcionários, o tempo de viagem e as emissões de gases do efeito estufa, além de proporcionar a melhoria da qualidade de vida”, explica Ricardo Victorio.

A ferramenta também é útil para pessoas que precisam de transporte fretado para turismo de lazer, como por exemplo, organizar uma excursão ou viagem com os amigos. “Desde a busca e contratação, até a realização da viagem, tudo é mais rápido, simples e divertido, além de possibilitar conexões sociais”, destaca Ricardo.

O processo é simples. Basta que o usuário acesse o site ou o aplicativo, crie uma conta e se inscreva em uma excursão. Daí em diante, o trabalho fica por conta do Leva Eu. “Já temos parcerias com várias empresas de transportes e estamos buscando novos parceiros. Pelo trajeto solicitado, buscamos a empresa que melhor vai atender, analisamos os orçamentos e fazemos a contratação”, explica o sócio. Ao final da viagem, os usuários podem avaliar o serviço, postar fotos da viagem e compartilhar com os outros integrantes da rede.

Sebraetec
A Mitah Technologies é uma empresa de tecnologia da informação incubada na Universidade Federal de Lavras (UFLA), no sul de Minas. A empresa é mais uma a receber o apoio do Sebraetec, programa que incentiva as micro e pequenas empresas a investirem em inovação. Ao todo, foram R$120 mil destinados pelo programa, para auxílio no desenvolvimento e na execução do projeto da plataforma.

Segundo Ricardo, já estão sendo realizadas viagens de Lavras para as cidades da região. “A receptividade tem sido muito boa no mercado de turismo de lazer e negócios, em que estamos operando no momento”, conta. A empresa está firmando parceria com a UFLA para gerenciar o setor de transportes da universidade, que chega a realizar cerca de 250 viagens por mês. Está em negociação também com outra empresa de transporte de passageiros que já atende dezenas de clientes na região.
por Karla Lamounier - da Agência Sebrae de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...