Pular para o conteúdo principal

PF OUVE POLÍTICOS SOB SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS

Ex-prefeito, ex-vice e uma vereadora da cidade prestaram depoimento.
'Operação 299' aponta custeio de benefícios feito com dinheiro público.

O ex-prefeito de Três Corações (MG) Fausto Ximenes, o ex-vice Sérgio Auad e a presidente da Câmara Municipal, Regina Célia Valadão, prestaram depoimento na tarde desta quarta-feira (15) na Polícia Federal em Varginha (MG). Eles são suspeitos de participarem de uma suposta compra de votos que teria acontecido nas eleições municipais de 2012. A investigação teve início nesta terça-feira (14) com a "Operação 299", quando a polícia ouviu 14 pessoas, entre eleitores e servidores públicos, também acusados de envolvimento no caso.
Segundo a Polícia Federal, há indícios de que, dois anos atrás, eleitores de Três Corações teriam recebido benefícios em troca de votos. Ainda conforme a polícia, suspeita-se que parte desses bens foi financiado pelos cofres públicos da cidade.
Uma gravação constante no processo apresenta a conversa entre uma eleitora e uma pessoa, cuja voz é atribuída ao ex-vice prefeito Sérgio Auad.
Eleitora: Oi.

Sérgio Auad:  Jóia?
Eleitora: Tudo bem...
Sérgio: 'Tô' mandando uma areia 'proceis', que o Quati me pediu, viu?
Eleitora: Ah...'tá'  jóia. 'Brigadão'...
Sérgio: Ajuda 'nóis'. Se não chegar hoje, chega amanhã, viu? Já 'tá na lista aqui'.
Eleitora: Ah, então 'tá bão'. Pode deixar. Vou arrumar voto com meu pai, com a minha sogra.
Sérgio: 'Tô' sendo firme com você.
Eleitora: Ahã.
Sérgio: Conto 'coceis'..
Eleitora: Tão tá bão'. Muito obrigada, viu?
Sérgio: Abraço! 'Fica' com Deus!"

Operação
Durante a manhã desta terça-feira, policiais federais estiveram no Juizado Especial de Três Corações e ouviram suspeitos de terem vendido votos em troca de materiais de construção. Entre os investigados, conforme a Polícia Federal, estão um ex-prefeito, um ex-vice-prefeito e vereadores de Três Corações, além de uma empresa sediada em Belo Horizonte (MG), que financiaria campanhas para políticos de Três Corações, mediante simulação de serviços e emissão de notas fiscais frias.

A operação – cujo nome se refere ao artigo do Código Eleitoral que criminaliza a corrupção eleitoral – é um desdobramento da “Operação Metástase 57”, deflagrada em dezembro de 2013, por meio da qual a PF colheu elementos indicativos do uso da máquina pública para fins eleitoreiros. O número 299 se refere ao artigo do Código Eleitoral que investiga crimes de compra de votos e crimes de peculato.
Segundo o delegado da Polícia Federal, João Carlos Girotto, as pessoas ouvidas nesta terça-feira confirmaram o recebimento dos bens. "A sequência da investigação é a oitiva dos agentes públicos. Nós temos o envolvimento do executivo municipal à época que pleiteava a reeleição e de também vereadores que estão exercendo o cargo, além do ex-prefeito e do ex-vice-prefeito, já investigados", disse.
Ainda de acordo com Girotto, há indicativos do recebimento de outros benefícios por parte dos vendedores de votos, como cestas básicas, terraplenagem e outros bens que supostamente foram fornecidos. "Uma das frentes da investigação é apurar se estes bens eram patrimônio público, o que acarretará também outro crime", explicou.
A ação seguiu nesta quarta-feira, quando servidores da prefeitura e pessoas que detinham cargo na gestão passada foram ouvidos. Fausto Ximenes, Sérgio Auad e Regina Célia Valadão não quiseram se manifestar sobre o caso.
Operação da Polícia Federal combate crimes eleitorais em Três Corações (Foto: Reprodução EPTV)Operação da Polícia Federal combate crimes eleitorais em Três Corações (Foto: Reprodução/ EPTV)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...