Pular para o conteúdo principal

PF OUVE POLÍTICOS SOB SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS

Ex-prefeito, ex-vice e uma vereadora da cidade prestaram depoimento.
'Operação 299' aponta custeio de benefícios feito com dinheiro público.

O ex-prefeito de Três Corações (MG) Fausto Ximenes, o ex-vice Sérgio Auad e a presidente da Câmara Municipal, Regina Célia Valadão, prestaram depoimento na tarde desta quarta-feira (15) na Polícia Federal em Varginha (MG). Eles são suspeitos de participarem de uma suposta compra de votos que teria acontecido nas eleições municipais de 2012. A investigação teve início nesta terça-feira (14) com a "Operação 299", quando a polícia ouviu 14 pessoas, entre eleitores e servidores públicos, também acusados de envolvimento no caso.
Segundo a Polícia Federal, há indícios de que, dois anos atrás, eleitores de Três Corações teriam recebido benefícios em troca de votos. Ainda conforme a polícia, suspeita-se que parte desses bens foi financiado pelos cofres públicos da cidade.
Uma gravação constante no processo apresenta a conversa entre uma eleitora e uma pessoa, cuja voz é atribuída ao ex-vice prefeito Sérgio Auad.
Eleitora: Oi.

Sérgio Auad:  Jóia?
Eleitora: Tudo bem...
Sérgio: 'Tô' mandando uma areia 'proceis', que o Quati me pediu, viu?
Eleitora: Ah...'tá'  jóia. 'Brigadão'...
Sérgio: Ajuda 'nóis'. Se não chegar hoje, chega amanhã, viu? Já 'tá na lista aqui'.
Eleitora: Ah, então 'tá bão'. Pode deixar. Vou arrumar voto com meu pai, com a minha sogra.
Sérgio: 'Tô' sendo firme com você.
Eleitora: Ahã.
Sérgio: Conto 'coceis'..
Eleitora: Tão tá bão'. Muito obrigada, viu?
Sérgio: Abraço! 'Fica' com Deus!"

Operação
Durante a manhã desta terça-feira, policiais federais estiveram no Juizado Especial de Três Corações e ouviram suspeitos de terem vendido votos em troca de materiais de construção. Entre os investigados, conforme a Polícia Federal, estão um ex-prefeito, um ex-vice-prefeito e vereadores de Três Corações, além de uma empresa sediada em Belo Horizonte (MG), que financiaria campanhas para políticos de Três Corações, mediante simulação de serviços e emissão de notas fiscais frias.

A operação – cujo nome se refere ao artigo do Código Eleitoral que criminaliza a corrupção eleitoral – é um desdobramento da “Operação Metástase 57”, deflagrada em dezembro de 2013, por meio da qual a PF colheu elementos indicativos do uso da máquina pública para fins eleitoreiros. O número 299 se refere ao artigo do Código Eleitoral que investiga crimes de compra de votos e crimes de peculato.
Segundo o delegado da Polícia Federal, João Carlos Girotto, as pessoas ouvidas nesta terça-feira confirmaram o recebimento dos bens. "A sequência da investigação é a oitiva dos agentes públicos. Nós temos o envolvimento do executivo municipal à época que pleiteava a reeleição e de também vereadores que estão exercendo o cargo, além do ex-prefeito e do ex-vice-prefeito, já investigados", disse.
Ainda de acordo com Girotto, há indicativos do recebimento de outros benefícios por parte dos vendedores de votos, como cestas básicas, terraplenagem e outros bens que supostamente foram fornecidos. "Uma das frentes da investigação é apurar se estes bens eram patrimônio público, o que acarretará também outro crime", explicou.
A ação seguiu nesta quarta-feira, quando servidores da prefeitura e pessoas que detinham cargo na gestão passada foram ouvidos. Fausto Ximenes, Sérgio Auad e Regina Célia Valadão não quiseram se manifestar sobre o caso.
Operação da Polícia Federal combate crimes eleitorais em Três Corações (Foto: Reprodução EPTV)Operação da Polícia Federal combate crimes eleitorais em Três Corações (Foto: Reprodução/ EPTV)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...