Pular para o conteúdo principal

PROJETO DA UNIFAL CONCORRE AO PRÊMIO SANTANDER NO JÚRI POPULAR


O projeto “Empreendimentos Financeiramente Sustentáveis” de autoria do aluno Jonatas Martins de Assis, do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, do campus de Varginha da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), concorre ao Prêmio Santander Universidades – Empreendedorismo 2014, na categoria Júri Popular.  

Internautas de todo o país poderão escolher três dos 18 finalistas que vão concorrer ao grande prêmio, em novembro, entre eles, o trabalho do discente da UNIFAL-MG.

A votação é feita entre os 150 melhores resumos de projetos já selecionados previamente pela Comissão Julgadora. Para participar é fácil, basta acessar o link: http://www.santanderuniversidades.com.br/JuriPopular/index.aspx  e procurar por “UNIFALMG” na seção de busca da página, para encontrar o projeto de Jonatas. Depois, é só votar.   

No dia 27/10, uma segunda fase da participação popular vai escolher, entre os três mais votados, o grande vencedor que será anunciado dia 05/11, na cerimônia solene, no hotel Grand Hyatt, em São Paulo.

Empreendimentos Financeiramente Sustentáveis
O contexto do projeto envolve a proposta de um serviço que tem por objetivo implantar um sistema específico e simplificado de controle e gestão de informações financeiras em micro e pequenas. “Primeiramente é realizado o diagnóstico na empresa para se identificar suas características, situação econômica e financeira e grau de conhecimento técnico do gestor e assim adequar um sistema voltado especificamente para a mesma. O gestor será treinado de forma a ter autonomia na operação do sistema e posteriormente, poderá solicitar serviços de apoio”, explica Jonatas.

De acordo com o autor a visão que grande parte dos gestores dos negócios tem sobre finanças, é incompleta e diz respeito as obrigações fiscais. “O mínimo esforço que se observa por parte desses é a de organização de esforços para sanar a parte obrigatória que cabe ao pagamento dos impostos. Assim, negligencia-se de forma natural e não propositalmente, as informações financeiras que darão subsídio a tomada de decisão”, comenta, salientando que o projeto propõe oferecer soluções para os gestores nesta situação, para que evitem problemas de inviabilidade de seu negócio, por falta de recursos financeiros para sustentá-lo.

Considerado didático e voltado para a promoção da percepção do gestor às necessidades de gestão financeira de seu empreendimento, o serviço será adequado ao sistema específico para a empresa e com metodologia voltada para o nível técnico do gestor, o que proporciona o início imediato do funcionamento do sistema integrado a um treinamento aos responsáveis. “A condução das atividades já foram testadas na forma de projeto de extensão universitário e tiveram uma boa aceitação quanto à utilidade”, afirma.

Uma vez que é preciso adequar o serviço operacionalmente, o autor prevê um tempo de três a quatro meses para o início do funcionamento.

Seja você também parte da banca avaliadora desta premiação. VOTE!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...