A equipe Uirá de AeroDesign, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foi segunda colocada pela Classe Regular na 16ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, realizada em São José dos Campos, São Paulo. A equipe da Unifei ainda recebeu menção honrosa do comitê técnico do evento por se destacar no quesito “Maior peso carregado” na categoria Classe Regular, levantando 12,3 kg.
A 16ª Competição contou com a presença de 85 equipes, que representaram 16 Estados brasileiros e o Distrito Federal, além de uma equipe da Polônia, quatro da Venezuela e uma do Peru. As equipes representaram 71 instituições de ensino, num total de 770 participantes.
A SAE BRASIL AeroDesign teve início com a etapa denominada Competição de Projeto, na qual as equipes tiveram seus projetos avaliados por juízes engenheiros da indústria aeronáutica, todos voluntários. Em segundo momento, aconteceu a Competição de Voo, em que os aviões passaram por até sete baterias e demonstraram ser capazes de decolar e transportar cargas úteis sempre crescentes, até as condições limite de cada projeto.
Na Classe Regular, o regulamento delimitou uma restrição dimensional de área em planta máxima de 7750cm2 e foi equivalente à regra de 1999, a primeira edição do evento. O objetivo foi avaliar a evolução dos projetos ao longo das 16 edições da competição, principalmente o grau de capacidade de transportarem carga em relação às primeiras aeronaves daquela época, quando carregavam não mais que 6kg. Para a Comissão Técnica, o aumento foi consideravelmente grande. Nesse ano os aviões conseguiram transportar mais de 12 kg de carga.
Com a restrição dimensional atual as áreas de asa foram consideravelmente menores, o que levou as equipes a buscarem aeronaves mais leves visando a maximização da carga transportada para uma pista de 61m. A restrição também resultou em asas mais finas (grandes alongamentos) e desafiou as equipes a aprimorarem o projeto estrutural e aerodinâmico de suas aeronaves.
O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, organizado pela Seção São José dos Campos. O objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas e futuros profissionais do segmento da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.
Comentários