Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL REAFIRMA PARCERIA COM UNIVERSIDADES NO PRÓXIMO GOVERNO


O governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel, reafirmou seu compromisso de administrar em parceria com o meio acadêmico. “Vamos manter um diálogo permanente para encontrar conjuntamente as soluções adequadas ao Estado”, disse aos reitores reunidos no Fórum das Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes), na reitoria da UFMG, em Belo Horizonte. Além dos representantes das 11 universidades federais instaladas em Minas e das duas estaduais, participaram do encontro diretores dos seis institutos federais de educação.

Pimentel propôs aos reitores a participação do futuro secretário de Ciência e Tecnologia nas próximas reuniões do Fórum, que ocorrem a cada seis meses. Também fez o convite para as universidades e os institutos integrem os fóruns regionais de governo que vão permitir a regionalização da gestão do Estado. “A presença de vocês será fundamental para a discussão dos desafios de cada região e para promovermos o desenvolvimento socioeconômico fortemente alicerçado na produção e difusão do conhecimento”, afirmou.

O presidente do Foripes, José Roberto Scolforo, reitor da Universidade Federal de Lavras, e o reitor da UFMG, Jaime Ramírez, externaram a preocupação de todos os colegas com o projeto de emenda constitucional em tramitação na Assembleia Legislativa que transfere 10% dos recursos destinados à Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig) para outras instituições e pediu o aumento de recursos para entidade. Pimentel considerou a demanda pertinente e se comprometeu a trabalhar pela valorização da Fapemig.

O governador eleito também discutiu com os reitores a possibilidade os oito hospitais regionais em construção ou projetados pelo governo do Estado e os centros de especialidades médicas serem geridos em parceria com os cursos das áreas médicas das universidades. “Essa é uma parceria possível, principalmente onde os cursos de medicina estão sendo implantados, como Lavras, Diamantina e Alfenas”, afirmou o reitor da Universidade Federal de Alfenas, Paulo Márcio de Faria e Silva.

Para Scolforo, a presença do governador eleito na reunião mostra o compromisso de Pimentel com o diálogo. “O seu discurso de campanha, de governar ouvindo os mineiros, está se cumprindo”, disse.

Comentários

Anônimo disse…
O processo democrático exige diálogo. A soberania nacional deve ser o objetivo de todas as instituições e governos.
Anônimo disse…
mas o governo de MG abriu milhares de vagas para professores na educação básica. como o SCOLFORO reitor da UFLA fica diante desta demanda da sociedade MINEIRA se ele fecha curso noturno e persegue as LICENCIATURAS

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...