Pular para o conteúdo principal

DEFENSORIA REIVINDICA A INDENIZAÇÃO DA POSSE EM DESAPROPRIAÇÃO DE ASSENTAMENTOS

Segundo a defensora pública Cleide Aparecida Nepomuceno, a solicitação de investimentos busca assegurar o aumento no valor de reassentamento
Visando garantir a indenização da posse de assistidos em desapropriações de assentamentos, a coordenadora da Defensoria Especializada de Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), defensora pública Cleide Aparecida Nepomuceno, expediu recomendação a órgãos públicos municipais.

O documento, que foi encaminhado à Procuradoria Municipal, Secretaria de Governo, Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), requer, em suma, investimentos na área da habitação; reconhecimento da Concessão de Uso Especial para Fins de Moradia (CUEM). 

E em relação à desapropriação de imóveis ou área registrada em nome diverso do morador, que, nos casos não solucionados administrativamente, que a Sudecap, ajuíze ação de desapropriação das benfeitorias contra o posseiro morador e desapropriação do lote contra o proprietário registral e contra o possuidor, a fim de que o mesmo possa defender em juízo o direito à indenização pela perda da posse do imóvel.

Segundo a defensora pública Cleide Aparecida Nepomuceno, a solicitação de investimentos busca assegurar o aumento no valor de reassentamento pelo Programa Municipal de Assentamento (PROAS) e construção de apartamentos de três quartos, ao invés de apenas dois, para atender famílias numerosas ou com filhos de gêneros diferentes.

Em relação à remoção de imóveis edificados em terrenos públicos que cumpram os requisitos da Lei Municipal 10706/2014, a defensora requereu o prévio reconhecimento da CUEM a fim de assegurar, para os casos que não se adaptam em apartamentos, a indenização da posse e domínio. E, se se não for possível o procedimento de reconhecimento da CUEM, que seja assegurada a indenização da posse.

A coordenadora da DPDH sustenta que a indenização somente das benfeitorias do imóvel, com exclusão da posse, “provoca injustiças, pois com o valor recebido, o morador não consegue comprar outro imóvel na região, já que terá que pagar pelo terreno e pelas benfeitorias, se vendo obrigado a ir para uma região mais distante daquela em que foi desapropriado, perdendo os laços com a comunidade em que vivia”.

A DPDH tem acompanhado as reuniões do Conselho Municipal de Habitação e tem reivindicado, judicial e administrativamente, mudanças e melhoras na política habitacional judicial e administrativamente.
da assessoria

Clique aqui para ver o banner do trabalho apresentado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.