Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA FEDERAL: INAUGURADA A SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE POÇOS DE CALDAS

Na última sexta-feira, 28, foi a vez de Poços de Caldas, no Sul de Minas, passar a contar com a presença definitiva da Justiça Federal. A Subseção Judiciária foi instalada no fim da tarde pelo presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1), desembargador federal Cândido Ribeiro, e beneficiará cerca de 346 mil habitantes de 13 municípios. Este ato finaliza o processo de instalação de novas subseções da Justiça Federal em Minas Gerais, previstas pela Lei 12.011, de 2009, passando o estado a contar agora com 26 unidades judiciárias no interior.

O evento de instalação da Vara Única de Poços de Caldas ocorreu no auditório da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil no município. Na ocasião, o presidente Cândido Ribeiro ressaltou que a instalação da Justiça Federal em Poços de Caldas beneficiará os menos favorecidos economicamente, que não precisarão mais despender recursos para ver seu pleito aforado em outra subseção, cuja vara mais próxima ficava há mais de 100 km, em Pouso Alegre. 

“O jurisdicionado terá um acesso e um atendimento muito bons aqui, principalmente o beneficiário da previdência e de benefícios sociais da União. É importante que essa população de baixa renda tenha um melhor acesso à Justiça para receber com mais facilidade os benefícios a que tem direito”, afirmou o desembargador.

A vara, que tem competência geral e juizado especial federal adjunto cível e criminal, ou seja, está apta a julgar todos os tipos de processos relacionados à primeira instância da Justiça Federal, que tenham a União como parte, será comandada pelo juiz federal Rafael Vasconcelos Porto, que falou do desafio que tem pela frente. “Nós temos uma expectativa inicial de começar com um acervo de cerca de dez mil processos, o que é um acervo considerável. Então temos a expectativa de muito trabalho para colocar a casa em ordem”, disse Rafael.

Para dar início aos trabalhos da nova Subseção, tomaram posse dez novos servidores, desde esta segunda-feira, 1º, já desenvolvem atividades internamente. O atendimento ao público terá início em 8 de dezembro, quando a Justiça Federal abrirá as portas para a população.

Além do presidente do Tribunal, do diretor do foro mineiro, do diretor da Subseção e do prefeito de Poços de Caldas, fizeram parte da mesa de honra o deputado federal Geraldo Tadeu, o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos; o presidente da Câmara Municipal de Poços de Caldas, vereador Paulo Tadeu Silva D`arcadia; o procurador-chefe da Procuradoria da República em Minas Gerais, Adailton Ramos do Nascimento; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Poços de Caldas, Fábio Camargo de Souza.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades civis e militares, entre elas os juízes federais da Seção Judiciária de Minas Gerais Guilherme Mendonça Doehler  e André Prado de Vasconcelos; o juiz da 2ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, Renato de Sousa Resende; o advogado-geral do estado de Minas Gerais, Paulo Murilo Alves de Freitas; juízes de Direito de Poços de Caldas e de Guaxupé; delegados da Polícia e da Receita Federal; representantes de instituições financeiras parceiras da Justiça Federal; presidentes de OABs dos municípios jurisdicionados, o diretor-geral do TRF1, Carlos Frederico Maia Bezerra; o secretário-geral da Presidência do Tribunal, Deyr Gomes Junior; e o diretor da Secad/MG, Arnaldo Silva Mendes.
da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...