Pular para o conteúdo principal

PESQUISADOR ESTUDA USO DO TEMPO, DESIGUALDADES SOCIAIS E DESEMPENHO ESCOLAR


A forma como usamos o tempo afeta nosso desempenho? Esse é um dos questionamentos que o grupo de pesquisa da UFJF Equidade, Políticas e Financiamento da Educação Pública busca responder. Coordenado pelo professor Fernando Tavares Jr. do Instituto de Ciências Humanas (ICH). O grupo organiza-se de forma interdisciplinar, reunindo professores de diferentes unidades da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como o Instituto de Ciências Humanas, a Faculdade de Educação, o Instituto de Ciências Exatas e a Faculdade de Economia, em torno de objetos de pesquisa comuns. 

Esta pesquisa, ligada ao Observatório da Educação (Obeduc), teve início em 2013 e acompanha alunos e professores de duas escolas de Juiz de Fora a fim de identificar fatores que concorrem para o êxito escolar e profissional a partir da forma como os alunos e suas famílias organizam suas atividades diárias.

A escolha das escolas públicas obedeceu a critérios de representatividade e perfil, sendo escolas típicas, similares a outras tantas encontradas pelo Brasil. São alunos do 5º e 9º anos, seus principais responsáveis e todos os professores das escolas. 

O coordenador do projeto e professor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Luiz Flávio Neubert, conta que a escolha por essas séries se fez em função de ser um período de mudança na vida acadêmica, “também representa todo o processo de desenvolvimento que ele teve até chegar àquele ponto". 

O estudo iniciado em 2013 continuou em 2014 de forma longitudinal, acompanhando todos os alunos em sua trajetória até a conclusão do Ensino Fundamental. O grupo utilizou três frentes metodológicas: questionários, diários de uso do tempo e teste de proficiência. Os questionários foram respondidos pelos alunos, professores e responsáveis e continham indagações sobre o cotidiano, a escolaridade, atividades extras, dentre outros fatores de influência. 

Além dos questionários, foram detalhados os diários em dias de semana e dias do final de semana, descrevendo em detalhes quanto tempo os sujeitos despendem para realizar cada uma das atividades desenvolvidas durante as 24 horas do dia. Por meio desses resultados, foi observado, por exemplo, que os alunos dedicam, em média, apenas meia hora do seu dia para estudar quando estão fora da escola, o que é uma quantidade muito inferior à desejável. 

Também se observou que o tempo dos professores é muito consumido por deslocamentos e tarefas não pedagógicas. Isso se refletiu diretamente no baixo número de horas dedicadas aos estudos e treinamentos, que é de 2% durante a semana e 1% nos finais de semana: um resultado baixo para quem quer atingir as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...