Pular para o conteúdo principal

UNIFEI ENVIARÁ AO MEC PROJETOS DE CRIAÇÃO DOS CURSOS DE MEDICINA

O reitor Dagoberto de Almeida e o vice-reitor Paulo Waki durante entrevista à imprensa sobre os projetos de implantação dos cursos de Medicina nos campi da Unifei de Itajubá e Itabira
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) irá enviar ao Ministério da Educação (Mec) ainda este ano os dois projetos de criação dos cursos de Medicina na instituição, que contemplam os campi de Itabira e de Itajubá. Foi o que revelou o reitor da Universidade, professor Dagoberto Alves de Almeida, e o vice-reitor, professor Paulo Sizuo Waki, responsável pelo projeto, durante entrevista coletiva concedida aos veículos de comunicação de Itajubá, no Sul de Minas. 

O encaminhamento dos projetos ao Ministério da Educação (MEC) foi recentemente aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da Unifei.

O reitor enfatizou na sua conversa com os jornalistas que o Consuni se mostrou sensível aos anseios da comunidade ao aprovar os projetos de criação dos cursos de Medicina. “A primeira etapa, que foi a aprovação interna está cumprida, agora temos que fazer todo um trabalho junto ao MEC para a aprovação final”.

Dagoberto de Almeida observou que a Universidade deverá fazer um trabalho junto às lideranças políticas do sul de Minas, do Vale do Aço mineiro e do Estado como um todo que irão contribuir favoravelmente durante a tramitação dos projetos dentro do Ministério da Educação. Disse também que o próprio Consuni irá acompanhar cada etapa da tramitação dos projetos no MEC. “Os prefeitos municipais de Itajubá e Itabira também terão papel importante com relação aos seus apoios na tramitação dos documentos”- ressaltou o dirigente universitário.

O reitor disse que “agora entraremos numa fase de muita prudência e serenidade, pois a Unifei já possui um nome consolidado no país e em nível internacional na área tecnológica. Baseado nessa tradição, também temos a obrigação de entregar ao país profissionais na área médica de muita qualidade. Com isso, estaremos contribuindo para minimizar a carência desses profissionais no Brasil”.

O professor Paulo Waki acentuou ainda que Itajubá poderá se transformar futuramente “em um polo na área médica, através da união de forças entre a própria Unifei e a Faculdade de Medicina da cidade”. Considerando ainda que o projeto de implantação do curso de Medicina no campus de Itajubá contempla uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia, e futuramente com outras unidades hospitalares dos municípios vizinhos. “A Santa Casa vai dar o suporte hospitalar, num primeiro momento, e posteriormente outros convênios terão sequencia”.

O professor Paulo Waki ainda destacou que a “aprovação dos projetos pelo Consuni foi um marco histórico na Unifei. Agora partiremos para uma fase externa, respaldados pela nossa comunidade acadêmica”. O vice-reitor esclareceu que após a aprovação dos projetos pelo Mec um cronograma deverá ser elaborado visando a liberação de recursos financeiros para a contratação de pessoal, além da construção das edificações e estruturação laboratorial. “Esse trâmite levará pelo menos um ano”- adiantou o professor Paulo Waki.

Ele esclareceu também que os projetos não mencionam a construção de Hospitais Universitários, tanto em Itajubá como em Itabira. “Em princípio realizaremos parcerias com as unidades hospitalares localizadas nas respectivas cidades”. Por fim, o vice-reitor acrescentou que a Unifei obteve assessoria da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na elaboração dos projetos dos cursos. A UFV estará formando a sua primeira turma de medicina em 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...