Pular para o conteúdo principal

BASE DO GOVERNO: PIMENTEL ACERTA COM O PSD E ISOLA TUCANOS NA ASSEMBLEIA

Ministro Gilberto Kassab e Fernando Pimentel trabalham para reeditar a parceria nacional
O governador Fernando Pimentel (PT) deu mais uma cartada na costura política que tem promovido para isolar de vez o PSDB, principal partido de oposição no Estado, na Assembleia Legislativa. Ao entregar a primeira vice-liderança de governo ao deputado Fábio Cherem, do PSD, o governador atrai a sigla para sua base no Legislativo.

O acordo, fechado num encontro que reuniu o deputado, o secretário de Governo, Odair Cunha, e o deputado Durval Ângelo, nesta quarta na Cidade Administrativa, afasta definitivamente o PSD dos tucanos. Essa pelo menos é a avaliação de lideranças ligadas ao Executivo. Ainda estão em jogo outros quatro cargos de vice-líder no Legislativo que serão distribuídos pelo governador a legendas que não o apoiaram na eleição do ano passado, mas que são importantes para a base, como PV, PDT e PR.

Segundo o líder do governo, deputado Durval Ângelo (PT), não há mais dúvidas sobre o apoio do PSD. “Em dezembro, o presidente Gilberto Kassab disse que o partido seria governo. O Fernando sabe que não é só o apoio da executiva nacional que basta, por isso fez o gesto de convidar o partido para a vice-liderança. Esse é um gesto que bate o martelo e consolida nossa relação com o PSD”.

Na semana passada, Pimentel e Kassab, atual ministro das Cidades, se reuniram para tratar do metrô, mas a costura política também teria entrado na pauta. Para o futuro primeiro vice-líder, Fábio Cherem, o caminho seguido pelo PSD é o “natural”. “Já havia essa sinalização da direção nacional”.

O PSD conta hoje com quatro deputados. A princípio, eles irão integrar o chamado bloco independente, mas deverão se unir para votar com o governo. Assim, no bloco dos independentes, ficariam 25 dos 77 deputados. Alinhados com os interesses do governo, eles atuariam com a base governista formada por 26 parlamentares das cinco siglas – PT, PMDB, PRB, PROS e PCdoB – que integraram a coligação que elegeu Pimentel em outubro.

Nesta quinta, Durval Ângelo se reuniu com o secretário de Governo, Odair Cunha, para discutir a negociação de espaços entre os partidos e a criação dos blocos que serão formalizados em fevereiro. A pretensão é colocar na vice-liderança nomes que ajudem na articulação no plenário e tornem a vida de Pimentel mais fácil na Assembleia. “Será uma surpresa. Teremos uma base muito significativa, com muitos partidos, enquanto a oposição terá poucos nomes”, garantiu. Na última legislatura, o PSDB contava com o apoio da ampla maioria das siglas. A oposição, por sua vez, era exercida principalmente por PT e PMDB.

Até a próxima semana novas conversas irão acontecer. O secretário de Governo tem repassado os recados de Pimentel às legendas. Espaços no segundo escalão do Estado também estão em jogo.

Comando
Mudança. O PSD é comandado atualmente por Alexandre Silveira, ex-secretário no governo do PSDB. Uma nova direção deverá ser eleita, afinada com o governo de Fernando Pimentel.

Tucano avisa que governo será vigiado de perto
Para a oposição, a manobra de isolá-la na Assembleia não irá surtir efeito. O deputado João Leite (PSDB) avisou que o Executivo será vigiado de perto. “Eles (governo) acreditam que nós seremos 22 deputados, mas acreditamos em 31. Vamos fazer uma oposição forte”.
por Isabella Lacerda e Guilherme Reis - de O Tempo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...