Pular para o conteúdo principal

CAMINHO DE OPORTUNIDADES

Vai começar as inscrições para um dos maiores processos seletivos do País. Estudantes podem contar com duas novas opções de graduação na Federal de Lavras: Medicina e Pedagogia

Vista parcial do campus da Ufla, tendo ao fundo, a cidade de Lavras
Começa no próximo dia 19 o período de inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), deste primeiro semestre de 2015.  Podem concorrer às vagas da educação superior pública candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não tenham obtido nota zero na redação. As inscrições se encerram  às 23h59 do dia 22 de janeiro.

As inscrições devem ser feitas na página do Sisu na internet. Cada estudante poderá optar por até dois cursos de graduação. Durante o período de inscrição o candidato pode acompanhar pelo sistema sua classificação parcial e as notas de corte. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 26 de janeiro, em única chamada.

No Sul de Minas são três universidades federais: Federal de Lavras (UFLA), Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e Federal de Itajubá (UNIFEI). Na Universidade Federal, a novidade são dois novos cursos que passam a ser oferecidos neste primeiro semestre: medicina (30 vagas) e pedagogia (50 vagas).

A UFLA oferece 1305 vagas para este semeste. As vagas disponibilizadas durante o processo seletivo SiSU no primeiro semestre correspondem a 60% do total, sendo, portanto, 783. As demais são destinadas aos candidatos do Processo de Avaliação Seriada (PAS). Já no segundo semestre, 100% das vagas são preenchidas pelos candidatos inscritos no SiSU.

A UFLA oferece à população os seguintes cursos, neste período: Administração, Administração Pública, Agronomia, Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciência da Computação, Direito (Bacharelado), Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia Florestal, Física (licenciatura), Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Letras (Português e Inglês – Licenciatura), Matemática (licenciatura), Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Química (Licenciatura), Sistemas de Informação e Zootecnia.

No caso do estudante que pretende cursar Engenharia Civil, de Materiais, Mecânica ou Química, a opção no SiSU deve ser pela Área Básica de Ingresso (ABI-Engenharias). Após ingressar na UFLA, o estudante definirá em qual das engenharias irá prosseguir. (Em textos  publicados em 2014, é possível conhecer outros detalhes sobre a ABI e solucionar dúvidas).

Universidade de qualidade reconhecida
Os cursos ofertados pela UFLA alcançam avaliações externas de destaque. Pelo Índice Geral de Curso (IGC/MEC) divulgado em dezembro de 2014, a instituição é considerada a melhor de Minas Gerais e a terceira melhor do país. A liderança em Minas ocorre há cinco anos consecutivos.

No Ranking Universitário Folha (RUF 2014), a UFLA aparece como a 4ª instituição de ensino superior brasileira em número de publicações por docente e também a 4ª em bolsistas de produtividade. Outra avaliação importante é o Guia do Estudante, no qual os cursos da instituição também são avaliados positivamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...