Pular para o conteúdo principal

DIVINÓPOLIS LANÇA PLANO DE CONTINGÊNCIA DA DEFESA CIVIL 2014/2015


Foi realizada na quadra de esporte do 23º Batalhão da Polícia Militar, a solenidade de lançamento do Plano de Contingência da Defesa Civil em Divinópolis, no Centro-Oeste. A iniciativa tem como finalidade antecipar ações e serviços que possam evitar transtornos durante o período chuvoso. Na oportunidade o prefeito Vladimir Azevedo assinou o Decreto de Lei nº11680/2014, que oficializa o Plano de Contingência da Defesa Civil para execução nos anos de 2014 e 2015 no município.

A Defesa Civil Municipal, busca por meio deste plano a integração dos órgãos participantes do sistema de defesa civil, colocando à disposição do cidadão a pronta resposta aos desastres que por ventura surgirem, como ressalta Dreyfus Rabelo. 

“O plano prevê três locais onde as famílias serão encaminhadas. Serão três pontos iniciais, que dependerá do volume de pessoas. Temos o Poliesportivo Central e Niterói, além do Centro Social Urbano do bairro Interlagos. Se por ventura os locais não comportarem a população, elas serão encaminhadas para as escolas municipais. O plano é abrangente e atende diversas situações, sejam elas de calamidade pública por falta ou excesso de água e epidemias” afirmou.

A secretária executiva, Edna Marta Faria Cardoso, explica como foram executadas as ações preventivas neste ano e faz um alerta. “Foram realizadas as limpezas dos bueiros, cortes de árvores, poda, além da visita preventiva no Morro da Pitimba, Alto São João de Deus, Vila Olária, Candelária, que inclusive em 2012 foram retiradas todas as famílias ribeirinhas encaminhadas para o bairro Jardim Copacabana, pois essas famílias foram beneficiadas com o programa Minha Casa Minha Vida”, pontua.

Divinópolis é cortado em seu perímetro urbano por 18 km de extensão do Rio Itapecerica, onde 23% de sua população residem em área inundáveis. Esta realidade vulnerabiliza a segurança dos cidadãos tornando imprescindível a adoção de medidas que reduzem os riscos, bem como, à ativação de um eficaz plano de resposta as demandas que poderão advir no período chuvoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...