Pular para o conteúdo principal

CANDIDATO DESISTE DA CARREIRA MILITAR E TIRA A NOTA MAIS ALTA DA UFJF

Daniel Lana durante treinamento na Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica em Barbacena 

Aluno da Aeronáutica no ensino médio, o candidato Daniel Ferreira Lana e Silva, 20 anos, de Barbacena, na Zona da Mata Mineira, resolveu não seguir a carreira militar e buscar uma vaga em Medicina. Após duas tentativas consecutivas, obteve a mais alta nota no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso nos dois campi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre 44.473 inscritos.

“Seguir como militar não era a minha vontade. Com apoio da psicóloga do colégio, fiz teste vocacional e comecei a despertar o interesse pela área da medicina”, disse Daniel, que conseguiu 814,02 pontos no Enem 2014 – mais de 90 pontos do que na edição 2013, quando não foi classificado também em Medicina na UFJF. 

O estudante conta que ficou surpreso com a pontuação, mas não com a aprovação. “Fiz o possível para conseguir a melhor nota, então estava com a expectativa da aprovação, mas não esperava que a nota fosse tão boa. Foi um momento de muita felicidade”, disse o novo estudante de Medicina, que exigiu dos candidatos nota igual ou superior a 798,62 pontos.

Quando tentou pela primeira vez entrar na UFJF, Silva não tinha ido bem em Redação. “Fui buscar um cursinho, e além dele, estudava diariamente em casa. Eu focava na minha maior dificuldade que era a Redação, e produzia duas semanalmente, seja com temas atuais ou de antigas edições da prova.” A estratégia deu certo, faltaram apenas 40 pontos para obter a nota máxima nessa etapa do exame, fez 960 de 1.000.

Sem cursinho
Outra candidata que obteve primeiro lugar, Laura Meireles Quinet de Andrade, conta que não fez cursinho para obter 793,3 pontos em Direito. Atribui à rigidez do ensino médio como responsável pela boa nota. “Sempre estudei em um colégio que cobrava muito dos alunos, e isso fez com que me esforçasse ainda mais para poder realizar uma boa prova”.

Nota mil na Redação
O estudante Luiz Arthur Novais Haddad foi um dos 250 participantes do Enem 2014 que conseguiram tirar a nota máxima (1.000) na Redação. “Fazia cursinho fora do colégio uma vez por semana, e fazia redações no colégio duas vezes por semana. Isso me ajudou bastante”, conta Haddad sobre sua preparação para a prova. 

Apesar da facilidade na escrita, optou por outra área: foi aprovado no Sisu para o curso de Engenharia Elétrica, com habilitação em Energia. Ele explica a escolha: “Meu pai é dessa área e tem bastante tempo que já me identifiquei com o curso, tenho alguns amigos que fazem, e eles sempre falavam que apesar de ser difícil, era um curso muito bom”. Aprovado com 726 pontos no Enem, já faz planos para quando começar a faculdade. “Eu pretendo estudar bastante, conseguir ser aprovado em tudo, quem sabe até conseguir uma bolsa.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...