Pular para o conteúdo principal

ECONOMIA DE ÁGUA



O Câmpus Pouso Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) dá exemplo com sistema de reaproveitamento da água das chuvas.

A escola possui um sistema de reservatórios que coleta a água das chuvas do ginásio de esporte. São 24 mil litros de água destinados à irrigação de plantas do jardim do Câmpus. 

A ideia é ampliar essa reserva de água, instalando o sistema em todos os prédios e utilizar o recurso também como reserva para incêndios nos blocos que estão sendo concluídos. 

“Economizamos a água tratada que utilizamos no Câmpus, consumindo menos, e aproveitamos um recurso que estaria perdido caso não fosse utilizado”, disse o diretor do Câmpus Marcelo Bottazzini.

Segundo o diretor, esse sistema de coleta de água da chuva poderia ser implantado em qualquer construção através de um sistema de calhas no telhado, interligado a reservatórios. Para pequenas construções, essa água não poderia ser utilizada para o consumo ou higiene pessoal, pois seria necessário o tratamento para retirada de resíduos sólidos e para que o recurso fosse cloretado. Mas para a utilização na irrigação de plantas, descargas sanitárias, lavagem pisos e em casos de incêndio, não há o risco de contaminação.


“Seria muito importante que todas as edificações tivessem um sistema de coleta e armazenagem de água para esse uso, certamente nós reduziríamos o consumo e não deixaríamos as águas irem para o sistema de drenagem pública que lá na frente causariam problemas de alagamento”, explicou Bottazzini.

Marcelo citou a cidade de São Paulo como exemplo de como um sistema de captação das águas da chuva seria importante para o meio ambiente e para se evitar casos de alagamentos como os que ocorrem com frequência. De acordo com ele, a água dos telhados dos prédios poderia ser bombeada para o reservatório Cantareira, não causariam tantos transtornos e estaria sendo reutilizada. Uma questão de investimento.

“Como até hoje tivemos muita fartura de água no Brasil, nenhum Município se preocupou em fazer esse reúso, mas há casos de indústrias e shoppings que já fazem isso há muito tempo. Só falta o Poder Público tomar isso como prioridade e desenvolver um sistema desses. Do ponto de vista público, custará um bom dinheiro, mas ao longo do tempo será um grande benefício para toda a sociedade”.
com Luciene de Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...