Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL DEFENDE APOIO GOVERNAMENTAL AO TURISMO RELIGIOSO EM MINAS GERAIS


Durante inauguração da Praça Frei Rosário no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o governador Fernando Pimentel destacou, na última sexta-feira, 13, a importância do turismo religioso para gerar mais emprego e renda no Estado. 


Segundo ele, o apoio governamental, sobretudo na infraestrutura, é muito importante para alavancar esse segmento econômico. Apenas no ano passado o Santuário recebeu mais de 320 mil visitantes. O local é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), considerado monumento natural pela Constituição de Minas Gerais e Atrativo Turístico.

“Podemos apoiar mais, com uma infraestrutura mais adequada, e receber cada vez mais visitantes, porque é economicamente importante para Minas Gerais incentivar esse tipo de turismo. Temos igrejas barrocas, uma tradição religiosa e sítios maravilhosos como este aqui. Vamos trabalhar para que isso vire um ativo econômico importante para Minas Gerais”, disse Pimentel.

Acompanhado do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira, e do prefeito de Caeté, José Geraldo de Oliveira Silva, o governador descerrou placa alusiva à obra, fez oração e falou da importância histórica e cultural do Santuário. 


“Vim aqui prestar uma homenagem ao Santuário, à devoção de Nossa Senhora da Piedade, padroeira dos mineiros, e mostrar que estamos todos empenhados em construir no nosso Estado um ambiente de paz, de fraternidade, de harmonia, inspirado nos melhores exemplos cristãos”, ressaltou.

Também participaram da solenidade os secretários de Estado Odair Cunha (Governo), Ângelo Oswaldo (Cultura) e Geraldo Pimenta (Turismo), o presidente da Câmara Municipal de Caeté, José Raimundo Gomes, o reitor do Santuário, Padre Fernando César do Nascimento, entre outras autoridades.

Papa Francisco
Pimentel afirmou que apoia e vai envidar esforços para que o Papa Francisco visite Minas Gerais em 2017, data da comemoração dos 250 anos das peregrinações ao Santuário. No mesmo ano, a Igreja festeja os 300 anos de aparição de Nossa Senhora da Aparecida.


Em seu pronunciamento, Dom Walmor saudou a presença do governador. Segundo o Arcebispo, Minas Gerais precisa de homens e mulheres que sejam capazes de olhar para frente para construir uma sociedade mais justa, “com oportunidades que em outros tempos não se tinham”.

Ao se dirigir a Pimentel, Dom Walmor disse que o compromisso do Evangelho coincide com o mais nobre da política, que é servir ao próximo. “Vamos elevar a Deus uma oração por seu governo para que possamos, de verdade, ver Minas Gerais avançar na superação da miséria, da pobreza, da exclusão, da desigualdade. É uma tarefa muito importante, presente tanto no compromisso do Evangelho quanto no conceito mais nobre da própria política”, afirmou.

Trevo
O prefeito de Caeté, José Geraldo de Oliveira Silva, agradeceu o Governo de Minas Gerais pelo investimento no trevo de acesso ao Santuário, que possibilitou à prefeitura a construção da Praça Frei Rosário. “É mais uma importante obra do Governo do Estado, que pode contar com a solidariedade de Caeté para dar mais oportunidade aos mineiros”, disse.

Foram investidos recursos da ordem de R$ 1,4 milhão na obra executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). O local recebeu o nome de Praça Frei do Rosário, em homenagem ao Frei Rosário Joffily, nascido em João Pessoa (PB) em 1913. Ao longo de 51 anos, ele trabalhou em prol do Santuário Nossa Senhora da Piedade. O religioso faleceu em 2000.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...