Pular para o conteúdo principal

TECNOLOGIA: INATEL APRESENTA PROJETO INOVADOR NA CAMPUS PARTY 2015


Os professores do Inatel, Lúcio Henrique de Oliveira e Antônio Marcos Alberti, apresentaram na Campus Party Brasil, o Projeto NovaGenesis, uma proposta de Internet do Futuro

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, participou do maior evento de tecnologia do mundo, a Campus Party 2015.

O Instituto teve um estande na área destinada à mostra de projetos universitários denominada Campus Future, onde apresentou o projeto NovaGenesis, que prevê a criação de uma nova arquitetura para a Internet capaz de suportar a evolução tecnológica acelerada que estamos vivenciando. 

A instituição foi representada pelo professor Antônio Marcos Alberti, idealizador do projeto, e pelo professor Lúcio Henrique de Oliveira, que participa das pesquisas. Houve demonstrações no estande de como essa nova arquitetura funciona e como ela pode ser utilizada na prática.

Para o professor Alberti, participar da Campus Party é uma ótima oportunidade de divulgar o projeto e as pesquisas desenvolvidas na instituição mas, principalmente, de cativar os estudantes a conhecerem novas abordagens e ideias inovadoras. 

"É importante que os jovens tenham contato com a ciência o quanto antes, pois é dessa forma que podem abrir suas mentes. E uma vez aberta, a mente nunca mais se fecha", destaca.

O projeto NovaGenesis existe desde 2008 e é fruto da pesquisa de pós-doutorado desenvolvida pelo professor Alberti no Instituto de Pesquisa de Eletrônica e Telecomunicações da Coreia do Sul, ETRI. 

Hoje, ele possui várias frentes que abordam a integração dessa nova arquitetura com outras tecnologias como Redes Programáveis, Open Flow, Internet das Coisas, Cloud Computing e 5G. Todas essas pesquisas são desenvolvidas no ICT Lab (Information and Communication Technologies Laboratory), mais novo laboratório do Inatel.

As pesquisas são desenvolvidas em parceria com outras instituições de ensino do país como Unisinos, Unicamp e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e também entidades estrangeiras como a Universidade Lusófona em Portugal, a Escola Politécnica de Bucareste na Romênia, o TSSG (Telecommunications Software and Systems Group) na Irlanda e a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers).

A apresentação do Inatel será nos dias 6 e 7, das 10h às 20h, no estande B7. Haverá premiação para os melhores projetos.

Outras participações
O Inatel também esteve presente em uma mesa redonda sobre Robótica que contou com a participação de estudantes de universidades de todo o país. A aluna do curso de Engenharia de Controle e Automação, Monique Paduan, representou a equipe de robótica do Inatel, Robotbulls, e contar como ela foi criada, as linhas de pesquisa em que atuam e os resultados obtidos em 2014. 


A instituição também levou 50 alunos para participarem como campuseiros do evento. A caravana, que acontece todos os anos, é uma forma de fazer com que os alunos se interem sobre o mundo digital e as novas tecnologias e ainda ampliem sua rede de contatos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...