Pular para o conteúdo principal

CONFECÇÕES DE JURUAIA DOAM CALCINHAS E SUTIÃS A PRESIDIÁRIAS DE BICAS


“Fazer o bem sem olhar a quem”. Esse é um provérbio bíblico antigo e, baseado nele, muitas pessoas fazem caridade sem questionamento. Uma virtude e um exemplo que deveria ser seguido por todos mas que nem sempre é apreendido em seu real sentido. Mas foi com essa premissa que a Associação Comercial de Juruaia (ACIJU) e a Câmara da Mulher Empreendedora de Juruaia, no Sul de Minas, resolveram abraçar a ideia de ajudar centenas de presidiárias.

Por meio das doações de calcinhas e sutiãs feitas por confecções de Juruaia, centenas de peças foram doadas a detentas do presídio Bicas II, localizada em São Joaquim de Bicas, na região metropolitana de Belo Horizonte. Com uma população carcerária de 1.670 custodiados, sendo 200 mulheres, cuja média de idade é de 25 anos. “Agradecemos grandemente as doações, pois serão de grande utilidade. Uma vez que muitas mulheres não recebem assistência material” diz Ana Alzira Viggiano, Diretora de Atendimento e Ressocialização do presídio.

“Essas mulheres são muito sofridas e o fato de estarem em um presídio as deixa ainda mais desestimuladas e muitas vezes com a autoestima baixa. Por isso, fizemos uma parceria com o Tio Flávio Social, uma entidade de Belo Horizonte, e participamos de um evento no presídio em comemoração ao Dia Internacional da Mulher”, explica Tânia Mara Resende, presidente da Aciju.

Parceira de jornada de Resende a um mundo desconhecido da maioria dos brasileiros, Dedel Gonçalves, empresária e presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Juruaia, diz que a viagem foi muito gratificante. “Foi muito bom participar do evento e ver uma realidade diferente da nossa. Aquelas mulheres merecem o nosso respeito e faremos o que puder para ajudar na ressocialização delas”. Além da doação de peças de Juruaia, as presidiárias foram contempladas com a apresentação de um Coral, composto de detentos do presídio de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

“O trabalho voltado para o processo de ressocialização são atendimentos psicossociais, atividades socioculturais, atividades laborais de limpeza e manutenção da unidade e artesanatos. Há a confecção de roupas com contrato de trabalho remunerado”, explica Viggiano. Na visita, Resende e Gonçalves conheceram a oficina de costura.

Novo Céu
As peregrinas do bem aproveitaram a viagem a São Joaquim de Bicas, também na RMBH, para darem um pulo a Contagem, também na região metropolitana, para conhecerem o Projeto Assistencial Novo Céu.  Essa entidade recolhe em regime de abrigo, crianças, adolescentes e adultos com paralisia cerebral, e em situação de vulnerabilidade social.

 Com capacidade para acolher até 80 pessoas, devido à complexidade e alto custo do acolhimento, abriga 60 pessoas. “Ficamos impressionadas com o trabalho dos voluntários que dão muito carinho aos assistidos. Dia 3 de março vai ficar em nossa memória, pois é sempre importante sair da nossa zona de conforto e perceber o quanto a sociedade à nossa volta precisa da caridade”, finaliza Resende.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...