Pular para o conteúdo principal

FAMÍLIAS QUE ENFRETAM DOENÇAS GRAVES TERÃO ISENÇÃO DE IPTU EM TRÊS PONTAS

Autor do projeto, Portugal defendeu em plenário a aprovação, argumentando ser uma ação de cunho social
O Plenário da Câmara de Três Pontas, no Sul de Minas, aprovou um Projeto de Lei que isenta do pagamento de IPTU, famílias que enfrentam doenças graves. A proposta, de iniciativa do vereador José Henrique Portugal (PMDB), especifica as enfermidades e deve, caso sancionado, isentar deste imposto famílias que passam pelo problema. 

Segundo a assessoria da Câmara Municipal, os nomes das doenças são complicados, assim como são delicados os tratamentos, que sempre trazem sofrimento para o doente e para os familiares, alem dos altos custos com medicamentos e acompanhamentos em casa destes pacientes. Conforme o Projeto de Lei nº 009, de 23 de fevereiro de 2015, agora em março, a isenção do pagamento de IPTU se dirige aos portadores de doenças graves residentes no município de Três Pontas.

Pela proposição, fica isento do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) o proprietário de um único imóvel residencial, utilizado exclusivamente como sua residência, com renda familiar per capita de até três salários-mínimos mensais, portador de alguma das seguintes doenças graves: tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna (câncer), cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, deficiências congênitas, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), síndrome da deficiência imunológica adquirida – AIDS, contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada e hepatopatia grave. 

O projeto recebeu uma Emenda Aditiva de autoria do vereador Itamar Diniz incluindo outras enfermidades graves além daquelas mencionadas na propositura. A Emenda prevê ainda que a secretaria municipal de Saúde analisará anualmente a procedência da manutenção do referido benefício, sendo este cassado em caso de extinção da patologia.

Autor da matéria, Portugal defendeu em plenário a aprovação, argumentando ser um projeto de cunho social. 

"Vai ser muito importante (a aprovação) porque sabemos o sofrimento pelo qual passa a família que tem um ente com doença grave", defendeu o vereador, pedindo aos colegas que votassem favoráveis. E foi o que aconteceu. Resta agora, aguardar que o prefeito sancione e transforme em Lei. "Agora já aprovado, caso sancionado, entra em vigor imediatamente", comemorou Portugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...