Pular para o conteúdo principal

FAMÍLIAS QUE ENFRETAM DOENÇAS GRAVES TERÃO ISENÇÃO DE IPTU EM TRÊS PONTAS

Autor do projeto, Portugal defendeu em plenário a aprovação, argumentando ser uma ação de cunho social
O Plenário da Câmara de Três Pontas, no Sul de Minas, aprovou um Projeto de Lei que isenta do pagamento de IPTU, famílias que enfrentam doenças graves. A proposta, de iniciativa do vereador José Henrique Portugal (PMDB), especifica as enfermidades e deve, caso sancionado, isentar deste imposto famílias que passam pelo problema. 

Segundo a assessoria da Câmara Municipal, os nomes das doenças são complicados, assim como são delicados os tratamentos, que sempre trazem sofrimento para o doente e para os familiares, alem dos altos custos com medicamentos e acompanhamentos em casa destes pacientes. Conforme o Projeto de Lei nº 009, de 23 de fevereiro de 2015, agora em março, a isenção do pagamento de IPTU se dirige aos portadores de doenças graves residentes no município de Três Pontas.

Pela proposição, fica isento do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) o proprietário de um único imóvel residencial, utilizado exclusivamente como sua residência, com renda familiar per capita de até três salários-mínimos mensais, portador de alguma das seguintes doenças graves: tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna (câncer), cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, deficiências congênitas, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), síndrome da deficiência imunológica adquirida – AIDS, contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada e hepatopatia grave. 

O projeto recebeu uma Emenda Aditiva de autoria do vereador Itamar Diniz incluindo outras enfermidades graves além daquelas mencionadas na propositura. A Emenda prevê ainda que a secretaria municipal de Saúde analisará anualmente a procedência da manutenção do referido benefício, sendo este cassado em caso de extinção da patologia.

Autor da matéria, Portugal defendeu em plenário a aprovação, argumentando ser um projeto de cunho social. 

"Vai ser muito importante (a aprovação) porque sabemos o sofrimento pelo qual passa a família que tem um ente com doença grave", defendeu o vereador, pedindo aos colegas que votassem favoráveis. E foi o que aconteceu. Resta agora, aguardar que o prefeito sancione e transforme em Lei. "Agora já aprovado, caso sancionado, entra em vigor imediatamente", comemorou Portugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...