Pular para o conteúdo principal

SENAC INAUGURA CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAVRAS

Espaço conta com laboratórios de informática, estética e salão-escola; além de salas de aula convencionais


O setor do comércio de bens, serviços e turismo de Lavras e região já pode comemorar mais uma conquista. Hoje, terça-feira, 17, o Senac inaugura uma unidade no município. Localizado em área estratégica, na Rua Comandante Soares Júnior, 70, no Centro, o espaço tem capacidade para atender mais de 1.300 alunos diariamente.

Serão oferecidos, a princípio, cursos de capacitação nos segmentos de Comércio e Gestão; além de outras atividades nas áreas de Artes, Beleza e Saúde. A unidade irá promover, ainda, ações extensivas, como palestras sobre orientação profissional, liderança, mercado de trabalho, entre outros temas. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Conforto e acessibilidade
O prédio de 630 m2 dispõe de área administrativa, biblioteca e oito salas de aula com capacidade para 40 alunos cada uma. Reproduzindo ambientes reais de trabalho, dois laboratórios de Informática com 40 computadores e um laboratório de Estética com capacidade para 24 alunos também compõem a estrutura.

A unidade conta, ainda, com um salão-escola com capacidade para 25 alunos. Todos os espaços possuem equipamentos de última geração e foram montados para proporcionar a prática dos conceitos aprendidos na sala de aula. Além disso, o prédio atende às legislações referentes à acessibilidade de pessoas com deficiência.

Segundo o diretor de Operações do Senac, Jodeílson Côrtes, a diversidade e o vigor do comércio local, aliados à localização estratégica do município, no Sul de Minas, foram algumas das razões da escolha de Lavras para a construção da unidade. “Além disso, a cidade de mais de 92 mil habitantes é referência em educação, saúde e prestação de serviços em geral”, explica. 

“Com uma estrutura completa, ofereceremos serviços educacionais com a qualidade estabelecida pela instituição para todas as suas unidades, proporcionando, assim, mais oportunidades de qualificação profissional à população”, complementa a gerente regional de Operações Sul e Sudeste do Senac, Sonia do Carmo Pereira.

O Senac já atuava no município em cursos e oficinas oferecidos pelas unidades móveis e por meio de parcerias. Com o novo espaço, a instituição  poderá atender à crescente demanda por mão de obra qualificada das empresas da região, além de promover a formação de novos profissionais em Lavras e municípios próximos como Bom Sucesso, Ibituruna, Ijaci, Ingaí, Itumirim, Ribeirão Vermelho, Carmópolis de Minas, Oliveira, Passa Tempo, Perdões, Piracema, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo e São Francisco de Paula.

Interiorização
Segundo o diretor regional do Senac, Luciano de Assis Fagundes, a crescente atuação do Senac no interior é consequência do aumento da demanda por qualificação profissional que abrange grande parte do estado. “Estamos constantemente investindo para levar o Senac às regiões onde ainda não atuamos, e em inovação para melhorar a qualidade dos nossos serviços nos municípios onde já realizamos ações."

Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo Senac no município podem ser obtidas no site www.mg.senac.br, ou pelo telefone 0800 724 4440.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...