Pular para o conteúdo principal

SONHO REALIZADO

Emocionada, a coordenadora do curso de medicina, professora Joziana Muniz, fez a entrega do primeiro jaleco ao estudante Giliard Souza
Emoção, descontração e um sentimento de conquista marcaram a Aula Inaugural do curso de medicina da Universidade Federal de Lavras (UFLA), na última sexta-feira, 6. A Aula Inaugural, para a primeira turma, acontecem no Salão de Convenções da universidade e contou com a palestra do diretor do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde do Ministério da Saúde (MS), Felipe Proenço de Oliveira. 

Proenço, que é coordenador do programa 'Mais Médicos', do Governo Federal, abordou o tema “Formação médica e as necessidades de saúde”. Abrindo o evento, a coordenadora do curso de medicina, professora Joziana Barçante Muniz, relatou a longa jornada de trabalho, inclusive abdicando das próprias férias, para a concretização deste sonho que é da universidade, da cidade de Lavras e toda a região.

A professora não conteve a emoção, agradecendo a dedicação de todos que trabalharam para  a concretização deste projeto. Em seguida, Joziana Muniz fez a entrega do jaleco do curso de medicina da UFLA ao aluno Giliard Souza, da cidade de Luminárias, escolhido para representar a turma. Os estudantes vão atuar na rede municipal de saúde de Lavras e nos 18 Postos de Saúde da Família (PSFs), sendo 17 na mancha urbana e 1 na Zona Rural.

Professor Scolforo disse que Hospital Escola será licitado no início de 2016. Equipamentos já estão sendo comprados
O reitor da instituição, professor José Roberto Soares Scolforo, destacou a importância desta conquista para toda a macrorregião. Reafirmou que o curso contará com o Hospital Escola, que segundo ele, será licitado já no início do próximo ano.

Scolforo destacou que para a concretização do hospital, que será gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), são necessários 38 projetos diferentes e que isso demandou um prazo maior. O reitor também destacou que já estão sendo comprados os equipamentos.

O processo
Em agosto de 2014, o curso foi avaliado de forma positiva pela Comissão Especial de Avaliação de Escolas Médicas (Ceaem) do Ministério da Educação (MEC). Entre os pontos analisados por essa comissão estavam o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em sinergia com a política do MEC que prioriza a atenção básica e o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o professor Luciano José Pereira, presidente da Comissão de Implantação do curso de medicina e chefe do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), o projeto pedagógico é inovador ao propor metodologias ativas de aprendizagem, concepção educativa que estimula a crítica e a reflexão no processo de ensino e aprendizagem. Segue, portanto, às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (2014).

O PPC da Medicina foi construído de forma coletiva por uma comissão multidisciplinar, composta por professores da UFLA que atuam na área de saúde humana, com a contribuição de médicos e profissionais ligados à Associação Médica de Lavras (AML), Conselho Regional de Medicina (CRM) Seção Lavras, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Centro Universitário de Lavras (Unilavras), além da avaliação Ad Hoc de médicos da cidade, de outras universidades e representantes da Ceaem.

Vagas, departamento e laboratórios
Desde 2014, 2015 e 2016, o MEC está disponibilizando vagas para a contratação de 60 professores para o curso de medicina, além de técnicos administrativos já pactuados com a Direção Executiva da universidade. No momento, o curso já inicia com 10 professores.

Para abrigar o DSA, está prevista a construção de dois prédios, com área total de 4770 m2, próximo à Avenida Sul, na Portaria das Goiabas. O prédio principal terá três pavimentos, com previsão para setor administrativo, salas de estudo em grupo, salas de mentoria, salas de integração, auditório, laboratórios e Centro de Simulação Realística. Em prédio anexo, serão construídos o Laboratório de Anatomia e o Laboratório de Técnica Cirúrgica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...