Pular para o conteúdo principal

MULHERES TERÃO PAPEL FUNDAMENTAL NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM LAVRAS


A Procuradoria Regional Eleitoral em Minas Gerais (PRE-MG) enviou no último dia 22, recomendação aos diretórios de partidos no estado, alertando-os para que, ao veicularem suas propagandas partidárias gratuitas. 

A PRE recomenda que as legendas sigam rigorosamente o que diz o artigo 45 da Lei 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos), com especial atenção para que, no mínimo, 10% do tempo da propaganda partidária seja destinado a promover e difundir a participação política feminina. 

Para esse fim não serão admitidos subterfúgios, como simples narração feminina ou a mera aparição de filiadas. O cumprimento da cota dos 10% exige que o conteúdo da propaganda efetivamente volte-se à promoção ou difusão da participação feminina.

Em Lavras, no Sul de Minas, as mulheres terão papel fundamental no processo eleitoral. A cidade possui uma mulher ocupando uma cadeira na Câmara dos Deputados e uma ex-prefeita. 

Nas eleições municipais do próximo ano, a expectativa de que a cidade tenha uma candidata a prefeita, que sendo especulações também uma mulher como vice, um ex-dirigente de uma instituição de ensino que também deve escalar uma mulher como vice, além da própria deputada federal que não será candidata ao Executivo local, mas vai se empenhar em torno de um candidato.

O procurador recomendou ainda que os partidos respeitem a finalidade desse tipo de propaganda, que é basicamente voltada à comunicação ideológica, exposição de plataformas e promoção do engajamento e do debate público, e informou que a PRE-MG estará atenta a eventuais inserções de propaganda eleitoral antecipada, em que haja promoção pessoal de determinados pré-candidatos e enaltecimento destes, mostrando as realizações como administrador ou suas atuações políticas atuais ou pretéritas. 

A fiscalização vai abranger propagandas partidárias veiculadas a partir de 1º de janeiro de 2015.  para isso, serão requisitadas às emissoras de rádio e TV, cópias de todo material partidário veiculado a partir daquela data. O objetivo é verificar se a legislação foi cumprida. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...