Pular para o conteúdo principal

PRAÇA DA FONTE SERÁ REVITALIZADA


Tradição da cidade e uma das principais atrações da Praça José de Resende Paiva, a Fonte Luminosa de Varginha, no Sul de Minas, voltará a funcionar em breve. 

O objetivo é resgatar a história dos tempos em que embalava os sonhos dos casais de namorados, encantava crianças e a todos que passeavam a pé nas noites  de domingo na parte alta da Avenida Rio Branco, com os jatos de água colorida.

A reativação da Fonte é um compromisso assumido pelo Prefeito Antônio Silva, que tema acompanhado de perto todo o processo envolvendo as obras de revitalização. “A revitalização da Fonte Luminosa resgata a história romântica daquela Praça e humaniza com um toque de beleza e arte o centro da cidade”, justificou o prefeito.

A obra está estimada em R$ 400 mil. O Edital de licitação foi publicado no órgão oficial do município, edição 970, de 08 de abril de 2015 e a  abertura dos envelopes está marcada para o dia 04 de maio, às 14h. A empresa vencedora deverá cumprir o previsto em 120 dias corridos a contar da assinatura do contrato.

Os serviços a serem executados pela empresa vencedora contemplam a instalação de um espelho d`água composta  de 2 conjuntos, sendo o primeiro musical, composto por 10 jatos Vulcano que atinge uma altura máxima de 1,5 metros, 5 jatos Vulcano que atinge uma altura máxima de 2 metros, 1 jato Vulcano na parte central que atinge a altura máxima de 2,5 metros e o conjunto ornamental composto por 20 jatos frisantes que atinge altura máxima de 2,8 metros em parábola.

Os jatos do conjunto musical e do conjunto ornamental deverão ser iluminados no total por 43 projetores de luz subaquáticos tipo Led Power, com troca de cores e sincronismo, nas quais, no conjunto musical os 15 jatos Vulcano serão iluminados por 10 projetores, e o jato Vulcano central por 03 projetores. 

O espelho d`água deverá ser acionado por um dispositivo automático que controlará seus horários para cada dia da semana. Todo o conjunto de jatos e projetores de luz será controlado por um painel de comando eletroeletrônico totalmente automático.

A Fonte Luminosa foi inaugurada no dia 22 de dezembro de 1963,  no espaço próximo de onde hoje fica a concha acústica. As águas executavam um bailado, aumentando e diminuindo de intensidade, as cores que eram produzidas por lâmpadas coloridas dentro do lago iam se alternando, tudo acompanhado por música suave. 

Era programa obrigatório dos pais, na década de 1960, levarem os filhos até a fonte luminosa no comecinho das noites de domingo para apreciar o espetáculo. Em 1995, na administração Aloysio Ribeiro de Almeida, foi transferida para o centro da praça, tendo sido reinaugurada em 1996. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...