Obra terá 13 mil metros quadrados e que ocupará sete hectares, da área total de 136 hectares da Fazenda Experimental da universidade da Zona Norte de Lavras
Reitor recebeu a imprensa para uma entrevista coletiva |
O reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), professor José Roberto Soares Scolforo, se reuniu na tarde de ontem, 23, com a imprensa local e regional. Entre os assuntos que foram abordados estão o desempenho da Universidade em rankings internacionais de sustentabilidade, contingenciamento, novos cursos e o Hospital Universitário.
Scolforo anunciou a construção do hospital na área da Fazenda Experimental, local de 136 hectares, que a instituição possui na Zona Norte de Lavras. O local fica próximo ao Campus e tem acessibilidade pelo Anel Viário Tancredo Neves e pela Rodovia do Contorno.
Ainda de acordo com o reitor, o prédio do antigo Hospital do Coração que foi adquirido pela Ufla, será cedido para a instalação de uma futura Escola Técnica Federal. A implantação desta escola já havia sido antecipada pelo Blog O Corvo-Veloz no dia 26 de novembro do ano passado. Na mesma reportagem, o blog também anunciou a construção do hospital no espaço na Zona Norte da cidade.
O hospital
Para atender a necessidade do curso de medicina da Ufla, bem como, toda a demanda de saúde da região de Lavras, o Hospital Universitário contará com três módulos. O primeiro módulo, será licitado no início de 2016, com previsão de início das obras para abril do mesmo ano. Segundo o reitor, a obra deve levar em torno de dois anos para ser finalizado e o módulo contará com área de 13 mil metros quadrados e 3 andares.
![]() |
Imagem do local escolhido para a construção do Hospital Universitário |
"O hospital será referência para a toda a região de Lavras e do Sul de Minas. O hospital não é da universidade, é uma conquista da cidade de toda a população e vai ser 100% SUS. Nós queremos oferecer equipamentos de ponta e atendimento de primeira", ressaltou entusiasmado.
Além do Hospital Universitário, o estudantes do curso de medicina da Universidade Federal de Lavras vão atuar também nos Postos de Saúde da Família (PSF's) de Lavras, nos hospital Vaz Monteiro e Santa Casa, além das cidade de Nepomuceno e Ribeirão Vermelho.
Os outros dois módulos do hospital serão iniciados em oportunidades futuras. Ao todo, com os três módulos prontos, a área do Hospital Universitário vai atingir 39 mil metros quadrados, chegando de 300 a 350 leitos.
O primeiro módulo, que já será licitado, já vai suprir a demanda do curso e dos serviços de saúde da região. O reitor ressaltou que para execução da obra, são necessários 38 projetos diferentes.
A gestão do hospital
O Hospital Universitário será gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que realizará concurso específico para contratação de mão de obra. Scolforo ressaltou que a escolha pela empresa garantirá a continuidade do orçamento de custeio da instituição, uma vez que a Ebserh possui dotação orçamentária própria e oferece toda a parte de recursos humanos. O gestor do hospital será escolhido pelo reitor com aprovação pelo Conselho Universitário (Cuni).
Escola técnica
Scolforo disse que a vinda de uma Escola Técnica Federal para Lavras, além de alavancar a economia da região do Jardim Glória, vai cumprir também um papel social, com a qualificação dos jovens que estão no ensino médio. "A nossa mentalidade hoje na Ufla é de que precisamos cada vez mais interagir e contribuir com a população local e região. Não podemos ser uma ilha fechada, os nossos espaços deve ser ocupados por todos", afirmou.
Questionado sobre prazos, José Roberto Scolforo disse que a escola deve ficar pronta junto com o primeiro módulo do hospital.
Diversidade
Além da instalação de dois escritórios virtuais da Ufla no exterior, em Delaware (EUA) e Leuven (Bélgica), Scolforo destacou que a instituição vai reforçar as parcerias com países do continente africano. Hoje, 87 estudantes estrangeiros estão estudando no Campus da Universidade Federal de Lavras.
Estas parcerias fazem parte de um plano de internacionalização já elaborado e que está em fase de andamento.
Economia
Scolforo enfatizou a importância e o impacto que a universidade tem na economia e na vida das populações que residem em Lavras e nas cidades próximas. Anualmente, somente os estudantes injetam mais de R$180 milhões somente na economia lavrense.
Esporte
O reitor destacou e reforçou a parceria da instituição com o Poder Executivo municipal. Confirmando o sucesso do projeto Cria Lavras, parceria da instituição com a Prefeitura Municipal para a formação no atletismo, nove atletas do projeto foram incluídos no programa de bolsas esportivas do governo federal em meados do ano passado. Eles receberão bolsa durante um ano, para cobrir gastos.
"Além da pista de atletismo, que compõe o Centro Esportivo de Alto Rendimento, nós já estamos buscando junto aos ministérios a conquista de uma piscina olímpica. A universidade também contempla o jovem que faz parte do Cria e que entra na instituição para uma graduação com uma bolsa de estudos", revelou o reitor.
Departamento de Saúde
Durante a coletiva, Scolforo anunciou que já estão em construção, no Campus da Universidade, as infraestruturas do Departamento de Saúde (DSA), que vão ocupar uma área de 5 mil m2, incluindo dois prédios, com laboratórios específicos e salas de apoio, sendo que os equipamentos já foram adquiridos. De acordo com ele, a primeira turma de Medicina da UFLA terá a sua disposição, nos primeiros anos do curso, os laboratórios da UFLA que atendem à área da saúde.
"A Ufla está oferecendo a este futuros médicos uma formação acadêmica, técnica e acima de tudo, humanística. Isso que nós queremos. Não somente um médico, mas um cidadão. E esperamos que eles dêem a sua contribuição social para com toda a nossa população".
Comentários