Pular para o conteúdo principal

BARBACENA ANUNCIA EXTINÇÃO DE 82 CARGOS COMISSIONADOS E IMPÕE CONTENÇÃO DE DESPESAS

Barbacena é governada por Antônio Carlos Andrada

A Prefeitura Municipal de Barbacena, nas Vertentes, na última sexta-feira, 15, uma série de medidas que visam adequar o município a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), no que se refere a receitas e despesas, ante ao agravamento da crise econômica nacional que levou a uma acentuada queda de repasses aos municípios pelo governo estadual e pelo governo federal.  

Dentre outras medidas, foi protocolado na Câmara Municipal um Projeto de Lei extinguindo 26 cargos de chefia, que somados a primeira etapa de medidas de austeridade já realizadas somarão 82 cargos comissionados extintos. E através do Decreto Municipal 7.770, foi criada a Comissão de Contensão de Despesas, que terá como atribuição o acompanhamento e avaliação das medidas de contingenciamento de gastos emitidos no referido Decreto.  

Pelas medidas anunciadas deverão ocorrer redução de convênios, servidores comissionados, contratados; de concessão de diárias, hora-extra; de despesas de combustível de veículos, maquinas e equipamentos; de consumo de água, energia elétrica e ligações telefônicas; e de uso de materiais de consumo, suprimentos de informática e cópias e impressões. 

Também deverá ocorrer suspensão de novos convênios, aquisição de material permanente; de atividades relacionadas a festividades culturais, esportivas e recreativas, que não tenham sido objeto de prévia previsão orçamentária.

Pela proposta apresentada pela secretaria de Planejamento e Gestão, segundo o prefeito em exercício Mario Raimundo de Melo, a meta é de realizar uma redução, em média, de 20% das despesas da Prefeitura. 

O prefeito afirmou que os ajustes administrativos e financeiros realizados objetivam sobretudo preservar os recursos destinados aos programas sociais, educacionais, de saúde e ações em obras públicas que já estão pactuados e em execução, como os projetos de asfaltamento de ruas, de transito e mobilidade urbana, de alocação de academias de ginástica, e do PAC do Saneamento que atingirá 20 bairros, investimentos da ordem de R$20 milhões de reais

A Comissão de Contenção de Despesas, será composta pelo secretário de Fazenda, José Francisco Milagres Primo, pelo secretário de Planejamento e Gestão, Diogo Carreiro Lima, e pelo secretário-chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, que informou que o Decreto Municipal 7.770 é temporário e deverá ser revogado no momento em que as medidas a serem adotadas sinalizarem para o devido equilíbrio financeiro orçamentário do município.  

A única Comissão Técnica Especial de apoio a Comissão de Contenção de Despesas anunciada até agora, será composta pelos servidores Eliane Mary, Mario Candian, e Fábio Russo, respectivamente servidores da secretaria de Fazenda, da Secretaria de Planejamento e Gestão e da Controladoria Geral do Município. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...