Pular para o conteúdo principal

CONSELHO UNIVERSITÁRIO APROVA CRIAÇÃO DE CURSO DE MEDICINA NO CAMPUS VARGINHA

Proposta será encaminhada ao Ministério da Educação para análise


O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) aprovou em reunião realizada nesta terça-feira, 26, a criação de um curso de graduação em Medicina, a ser ofertado no seu campus de Varginha, no Sul de Minas.

De acordo com o reitor, professor Paulo Márcio de Faria e Silva, esta aprovação representa o primeiro passo rumo à implantação do curso, uma vez que a Instituição depende do Ministério da Educação para disponibilização de recursos orçamentários que irão possibilitar a criação da infraestrutura adequada e necessária ao bom funcionamento do curso naquele campus, bem como a contratação de novos profissionais. 

“A proposta da UNIFAL-MG agora será encaminhada para aprovação do MEC. Somente após a autorização do Ministério da Educação é que poderemos dar andamento aos próximos encaminhamentos vinculados ao estudo do projeto pedagógico, da estrutura necessária para implementação e da quantidade de vagas que serão oferecidas”, enfatizou.

Comentando a aprovação do curso na instância institucional, o diretor do campus Varginha, professor Paulo Roberto Rodrigues de Souza, salientou ser uma conquista não apenas para a comunidade acadêmica da Universidade, como também para Varginha e região. 

“O curso, sem dúvida, trará benefícios para a população, além de proporcionar ensino público e de qualidade, viabilizando o sonho de muitos jovens em busca de sua formação na área médica. A formação de médicos é uma demanda social e visa atender às necessidades da população brasileira. O momento agora é somar forças em busca dos recursos para a implantação efetiva do curso”, considerou.

O projeto pedagógico segue o mesmo eixo inovador do curso já oferecido pela UNIFAL-MG em Alfenas: tornar os profissionais melhor preparados do ponto de vista médico e mais compromissados do ponto de vista social, com a inserção de estudantes, desde o início do curso, nos serviços de saúde e em atividades práticas por meio da problematização, em uma interação permanente entre a Universidade e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Por que um curso de Medicina em Varginha?
Em 2013, a comunidade varginhense, por meio da Câmara Municipal e entidades médicas do município, encaminhou à universidade, uma solicitação para envidar esforços a fim de viabilizar a implantação de uma Faculdade de Medicina em Varginha.

Segundo justificativa, além da demanda social na área de saúde e do interesse de estudantes em cursar Medicina, Varginha é polo regional na assistência médica e referência em diversas especialidades, dispondo de uma infraestrutura hospitalar para atender às necessidades do curso. 

A cidade conta atualmente com quatro hospitais, sendo dois públicos e dois privados, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e com as Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

Atenta à demanda apresentada pela comunidade local, a UNIFAL-MG elaborou e aprovou um Projeto de Implantação do curso de Medicina para o campus Varginha, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais e dos princípios do SUS.
por Ana Carolina Araújo - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...