Pular para o conteúdo principal

EX-ALUNA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS É APROVADA PARA ESTUDAR EM UNIVERSIDADE DA NASA


Das 80 vagas disponíveis para o programa de estudos na Universidade do Futuro, como é conhecida a Singularity University (SU), três foram ocupadas por jovens brasileiros, entre os quais está a ex-aluna de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Bianca Alves de Almeida, que concluiu sua graduação em 2008. 

Bianca partirá para os Estados Unidos no próximo mês para estudar as tecnologias de ponta do Vale do Silício e propor soluções para grandes desafios da humanidade ligados à pobreza, segurança, fome entre outros. 

Os “oito desafios globais” são objetos de análise por parte da SU (pobreza, comida, segurança, meio ambiente, energia, água, educação e saúde).

NASA Ames Research, Parque de Pesquisa da NASA, onde está situada a Singularity University
Imagem área do Parque de Pesquisa da NASA
Em 24 de maio de 2012 o presidente Barack Obama desembarcou  no NASA Ames Research para uma série de eventos de angariação de fundos. O presidente apertou as mãos de membros da multidão antes de entrar em seu carro cidade e condução fora de sua comitiva.
Imagem área do Parque de Pesquisa

Campus da Singularity University
Campus da Singularity University

A SU está sediada no Parque de Pesquisa da NASA, o NASA Ames Research , o mais conhecido centro mundial de inovação na Califórnia (EUA), no Vale do Silício. Foi fundada em setembro de 2008 pelo escritor Peter Diamandis, importante engenheiro e empreendedor norte-americano, e pelo "futurista" Ray Kurzweil, inventor, um dos maiores gurus de inteligência artificial e diretor de engenharia do Google.

A instituição tem o apoio de líderes e organizações como Google, Genentech, Autodesk, Cisco, Kauffman, Nokia e Planet Capital. O programa será custeado pelo Google, cobrindo despesas do curso de 30 mil dólares, alimentação, material didático, traslados e estadia. 

O nome da universidade foi inspirado no livro The Singularity is Near, de Ray Kurzweil, que aborda o acelerado desenvolvimento vivenciado pelas áreas de ciência e tecnologia.

Bianca permanecerá em território americano por dez semanas, onde desenvolverá competências para combinar as tecnologias exponenciais e projetar produtos e serviços capazes de responder a grandes desafios globais.

O processo seletivo pelo qual Bianca passou envolveu a produção de um vídeo, análise curricular, análise de cartas de recomendação, entrevista com o diretor do programa e produção de textos sobre empreendedorismo e inovação. Além dela, mais dois brasileiros foram aprovados. 

A ex-aluna da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) Mariana Vasconcelos participará do Programa com Bianca, tendo sido selecionada por outro processo – submeteu projeto a um concurso temático organizado pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap). 

No caso de Bianca e do outro jovem brasileiro que embarcará rumo ao Vale do Silício, a seleção foi feita diretamente pela SU.

A escritora e diretora de inovação da Fiap, Nathalie Trutmann, é a embaixadora da Singularity University no Brasil. A SU capacita líderes com as mais modernas tecnologias para o enfrentamento de grandes problemas globais.

A coordenadora do curso de Ciência da Computação da Ufla, professora Marluce Rodrigues, recebeu com satisfação a notícia sobre a conquista de Bianca. “Eu não a conheci pessoalmente, mas já soube que era uma estudante dedicada. Ficamos muito felizes ao saber do sucesso alcançado por nossos alunos. Ela é um exemplo para quem quer fazer o curso: é a evidência de que, com comprometimento, é possível obter grande destaque na área”, diz.

Bianca relata orgulho por ter estudado na Ufla e acredita que sua formação na graduação teve grande peso em algumas etapas da seleção: “Eu tive um embasamento teórico muito bom na Ufla; além disso, no meu trabalho de conclusão de curso trabalhei como temas relativos à biotecnologia e inteligência artificial, o que pode ter influenciado bastante nas análises que fizeram, já que estão relacionados à proposta do Programa”.


Nas primeiras cinco semanas na Universidade do Futuro, os participantes serão expostos às tecnologias exponenciais desenvolvidas no Vale do Silício e visitarão start ups localizadas na região, famosa por sediar empresas mundialmente conhecidas como Google, Facebook e Linkedin. 

Nas cinco semanas seguintes, os participantes serão desafiados a desenvolver soluções utilizando estas tecnologias exponenciais com a meta ousada de impactar a vida de 1 bilhão de pessoas em dez anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...